Brasília, 14/06/2007 - Porto Alegre é sede do 6º Seminário do Banco Central sobre Microfinanças. O evento que conta com a presença do coordenador do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Almir da Costa Pereira.
Mais de 900 pessoas participam do evento que teve início e hoje e será concluído amanhã. São representantes do governo, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), de cooperativas de crédito, de sociedade de crédito ao microempreendedor, de universidades, de empreendedores, entre outras entidades.
O objetivo principal do seminário é a divulgação dos resultados das ações já empreendidas, assim como demonstrar a viabilidade das microfinanças como investimento. Os resultados serão apresentados por meio de troca de experiências e discussões.
O coordenador do PNMPO apresentou, na tarde desta quinta-feira, no seminário o funcionamento do programa, assim como os números que refletem os bons resultados alcançados. Ele lembra que o PNMPO tem por objetivo incentivar a geração de trabalho e renda entre os micro-empreendedores populares - pessoas físicas e jurídicas - em atividades produtivas de pequeno porte, por meio de recursos do microcrédito produtivo orientado.
O evento também elucidará a real contribuição das microfinanças para a inclusão social e a abertura do acesso à população de baixa renda aos serviços financeiros. A promoção do crédito facilitado aos empreendedores populares se reflete diretamente no desenvolvimento do Brasil.
A realização da sexta edição do seminário se justifica na repercussão positiva causada na sociedade pelas edições anteriores. "Sua programação vai de encontro com as diretrizes governamentais para o setor microfinanceiro", comenta Almir.
Assessoria de imprensa do MTE
(61) 3317-6977/6540