A | C | E | I | L | O | P | Q | R | T | U | V
A Ação comunitária é compreendida como ação sócio-educativa que abrange múltiplas aprendizagens no âmbito da convivência entre os jovens, da sociabilidade e da participação cidadã na vida pública. A ação comunitária visa a contribuir para o reconhecimento pelos jovens de seus direitos e deveres cidadãos e para o desenvolvimento de potencialidades que resultem no exercício de uma cidadania ativa, criadora de novos direitos, de novos espaços participativos e comprometida com a democracia.
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
Comissão Especial Destinada à estudar e acompanhar políticas públicas para a juventude
Conselho Nacional de Juventude
Estatuto da Criança e do Adolescentes
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Índice de Desenvolvimento Juvenil
A interdisciplinaridade possui um conceito integrado às questões contemporâneas sobre a produção do conhecimento, que enfatizam o rápido envelhecimento da informação factual e o esmaecimento das fronteiras entre as disciplinas tradicionais. Entretanto, as integrações possíveis entre disciplinas ou áreas de conhecimento são parciais e têm de ser construídas em contextos e situações específicas. Assim, a integração dos conteúdos de Educação formal, Trabalho e Ação Comunitária se faz em função da inclusão social dos jovens cidadãos, sendo a interdisciplinaridade, ao mesmo tempo processo, e produto da aprendizagem ativa dos alunos.
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais
Organização Ibero-Americana de Juventude
Organização das Nações Unidas
Proposta de Emenda à Constituição
Projeto de Lei
Programa Mundial de Ação para a Juventude
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio
Programa de Educação de Jovens e Adultos
Programa Nacional de Inclusão de Jovens
Programa Nacional de Agricultura Familiar REJUMA – Rede de Juventude pelo Meio Ambiente
Programa Universidade para Todos
A Qualificação Profissional, considerando também a dimensão subjetiva do trabalho, remete ao desenvolvimento de habilidades, ao autoconhecimento, à sociabilidade, à realização pessoal, simultaneamente à preparação para uma inserção ocupacional que possa assegurar renda aos jovens e levá-los à autonomia.
Rede Nacional de Movimentos e Organizações de Juventude
Define-se aqui o trabalho como uma prática social específica, de caráter histórico e cultural, por meio da qual o ser humano constrói suas condições de existência. Nessa perspectiva, é constituinte do sujeito na sua totalidade; é o espaço onde ele se realiza como produtor de si mesmo e produtor de cultura.
União Nacional das Assembléias Legislativas
União Nacional dos Estudantes
Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura
os jovens mais atingidos pelas fragilidades do Sistema Educacional, pelas mudanças no mundo do trabalho e, ainda, os mais destituídos de apoio de redes de proteção social.