Desde 1963, os Ministros do Trabalho, se reúnem periodicamente cada dois ou três anos na Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho (CIMT) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Esta Conferência se constitui em um fórum primordial de discussão e decisão política sobre as prioridades e ações em matéria trabalhista a seguir no hemisfério americano.
A CIMT está conformada por três órgãos assessores: O Comitê Técnico Permanente sobre Assuntos Laborais (COTPAL), O Conselho Sindical de Assessoramento Técnico (COSATE) e a Comissão Empresarial de Assessoramento Técnico em Assuntos Laborais (CEATAL), de tal forma que em suas deliberações garanta o diálogo social tripartite, no qual participam os Ministros do Trabalho, os Sindicatos e os Empregadores.
Para analisar os temas prioritários da Conferência, promover a informação e estudos permanentes e dar seguimento as iniciativas hemisférica foram constituídos 2 Grupos de Trabalho. Atualmente o Brasil exerce a vice-presidência do Grupo de Trabalho I que tem por tema o Trabalho Decente como Instrumento de Desenvolvimento e Democracia no contexto da globalização.