Internacional

Internacional
  Clique para retornar à página inicial.

Data

Relações Internacionais


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Detalhes






Cooperação

A transferência e a absorção de conhecimentos técnicos específicos constituem os aspectos fundamentais dos projetos de cooperação técnica. O repasse desses conhecimentos pode se dar por meio do desenvolvimento de trabalhos conjuntos de duas ou mais instituições executoras dos dois países parceiros, no caso da cooperação bilateral, ou por meio da cooperação entre um organismo internacional e uma ou mais instituições nacionais, no caso da cooperação multilateral.

Os projetos são instrumentos de operacionalização da cooperação técnica. São geralmente constituídos de um conjunto relativamente complexo de atividades que são executadas visando a alcançar objetivos específicos, previamente definidos. Entre outros pontos importantes, os documentos de projeto registram estes objetivos, os meios necessários para atingi-los, o planejamento do trabalho que será realizado, a cooperação técnica solicitada e a contrapartida oferecida pela instituição proponente. A Agência Brasileira de Cooperação - ABC/MRE fornece todas as instruções necessárias para a formulação de um projeto de cooperação técnica por meio do Manual de Orientação para Formulação de Projetos de Cooperação Técnica Internacional - CTI.

Em alguns casos, a cooperação técnica é operacionalizada por meio de atividades. Nestes casos, não existem projetos propriamente ditos uma vez que, por constituírem ações de relativa simplicidade, não é necessário proceder ao planejamento detalhado do trabalho. Não obstante, são elaboradas propostas de cooperação técnica em modelos simplificados que esclarecem o escopo do apoio pretendido. Podem ser mencionados como exemplos de atividades de CTI os treinamentos e as visitas técnicas apoiadas pelo Brasil, no âmbito da cooperação horizontal.

Tendo em vista a disseminação dos conhecimentos técnicos obtidos, por meio dos programas e projetos de cooperação, a instituição executora nacional é geralmente uma entidade técnica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, de ensino e/ou de apoio ao setor produtivo.

Fonte: http://www.mre.gov.br






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas