Ferramenta facilitará acesso de trabalhadores e empregadores aos serviços do Sistema Público de Emprego,entre eles a prestação de informações para habilitação ao Seguro-Desemprego
Brasília, 01/10/2010 - A fim de facilitar o acesso de empregadores e trabalhadores ao sistema público de emprego, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançará na próxima quarta-feira (6), na Paraíba, o projeto piloto do Portal MTE - Mais Emprego.
Por meio de aplicativos disponibilizados na Internet, empregadores poderão enviar requerimentos de Seguro-Desemprego, conhecer os currículos de trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine), de intermediação de mão-de-bora, anunciar vagas de emprego gratuitamente, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção, enviar propostas de cursos de qualificação profissional e ainda ter acesso aos portais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
O aplicativo do Seguro-Desemprego permitirá ao empregador prestar as informações necessárias à habilitação do trabalhador ao benefício Seguro-Desemprego, enviando o Requerimento pela internet, a partir de informações extraídas diretamente do sistema de folha de pagamento. Tal ação dispensará a digitação de dados do trabalhador no sistema, agilizando o processo de atendimento ao trabalhador.
O sistema reduzirá custos para o empregador, pois eliminará a compra do formulário específico, além de dar maior segurança no tráfego de informações, reduzindo a possibilidade de fraudes. Entre as facilidades do sistema está o acesso a partir de qualquer computador conectado à Internet.
Trabalhador - Para os trabalhadores, o portal permitirá a consulta de vagas oferecidas pelos empregadores nos postos do Sine. O trabalhador poderá ainda preencher e imprimir o cadastro curricular e manifestar interesse em participar do processo de seleção.
Outra facilidade fica por conta do atendimento em ações de intermediação e cursos de qualificação profissionalizantes: o módulo de Qualificação Profissional, por exemplo, permitirá que o trabalhador faça a consulta e manifeste seu interesse em cursos de qualificação profissional oferecidos em sua região.
SDWEB - Em 2009 o Ministério do Trabalho e Emprego lançou o Projeto Piloto do Sistema Seguro-Desemprego WEB (SDWEB) para as empresas do Distrito Federal. Participaram desse processo 71 empresas, que já prestaram informação do Requerimento Seguro-Desemprego de 402 trabalhadores pelo novo formato.
Os empregadores que participaram do projeto piloto foram monitorados e receberam apoio técnico da equipe do MTE para esclarecimentos na utilização da nova ferramenta informatizada.
Para tanto, os empregadores tiveram que dispor de Certificação Digital para assegurar veracidade nas informações prestadas ao MTE, garantindo, assim, a autenticidade, integridade e confidencialidade da informação.
Empregadores da Paraíba interessados em participar do projeto devem buscar informações pelo e-mail cgsap.sppe@mte.gov.br
Serviço:
Apresentação do Projeto Piloto "Portal MTE Mais Emprego" na Paraíba
Data: 06/10
Horário: 9h
Local: Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
Endereço: Praça Venâncio Neiva, nº 1 - Centro - Pavilhão do Chá - 3º Andar, João Pessoa - PB.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br