Brasília, 17/08/2007 - Jovens do Consórcio Social da Juventude Caminhos da Estrada Real (MG) participaram nesta quinta-feira (16) da inauguração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), da cidade mineira de Congonhas. A unidade vai oferecer cursos de formação pedagógica, de nível básico, técnico e de ensino médio.
O evento contou com a participação do presidente Lula que ressaltou, em discurso, a importância dos cursos de formação profissional na vida dos jovens. Para este público, o governo federal possui várias ações de qualificação que têm como objetivo, oferecer capacitação profissional para jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Uma destas ações - o Consórcio Social da Juventude - está voltada para atender adolescentes com o mesmo perfil dos estudantes da Estrada Real: carentes e de baixa escolaridade, com idade entre 16 a 24 anos.
Somente este consórcio está qualificando cerca de três mil jovens de 28 municípios mineiros, beneficiadas pelo Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O programa conta com carga horária de 400 horas, divididas entre capacitação básica e profissional.
Os estudantes mineiros já iniciaram a etapa de formação profissional, onde estão cursando oficinas nas áreas de administração, agroextrativismo, alimentação, atendimento ao público, beleza e estética, carpintaria, cerâmica, construção civil, eletrônica, enfermagem, gestão e hotelaria, informática, marcenaria, metal mecânica, office set, panificação, serviço de bar e restaurante, soldador, turismo e vestuário.
As oficinas de capacitação foram definidas a partir da necessidade de mão-de-obra qualificada de cada cidade.
Qualificação - Os Consórcios Sociais da Juventude integram as ações do PNPE para capacitar jovens de baixa renda, em situação de vulnerabilidade pessoal e risco social, e oferecer a eles a primeira oportunidade de emprego.
O programa é realizado sempre em parceria com entidades não-governamentais, com a meta de inserir pelo menos 30% no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540