Foram contabilizados mais de 17 mil vagas até julho de 2008. Resultado equivale a um aumento de 5,63% em relação ao estoque de postos de trabalho celetistas de dezembro de 2007
Brasília, 20/08/2008 - O Amazonas foi o primeiro colocado no ranking da geração de empregos na Região Norte nos últimos sete meses. Foram criados 17,7 mil postos de trabalho de janeiro a julho deste ano e o número mostra que o desempenho do estado nortista foi 5,36% superior ao estoque de dezembro de 2007. Maior saldo dentre os estados da região e recorde para o período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem (19) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em coletiva à imprensa.
No mês - Em relação ao mês de julho, o Amazonas também não decepcionou. Ficou em segundo lugar no número de empregos formais gerados na Região Norte. Considerando-se o mês anterior, o estado contou com mais 3.529 postos contra 3.711 do Pará, que ocupou a primeira posição ranking do Caged. Em termos absolutos e relativos o resultado do Amazonas foi o segundo melhor da série histórica do Caged e para o período.
Últimos doze meses - Entre julho de 2007 e julho de 2008 o resultado do AM também foi positivo. Verificou-se um crescimento de 8,13% no nível de emprego, o equivalente a 26.204 novos postos de trabalho, representando o melhor resultado da Região Norte para o período de um ano.
Setores - A Indústria da Transformação amazonense ofereceu o maior número de empregos formais em julho. O setor contabilizou 1.330 novas vagas com carteira assinada, ou 1,10% de variação em relação ao mês passado. Serviços ficou com a segunda colocação com 1.284 postos (1,02%).
"Temos que destacar a fiscalização que vem combatendo as irregularidades na contratação e também a parceria com a Caixa para o recolhimento do FGTS. A Indústria de Transformação é mesmo o destaque, com a produção de televisores, aparelhos celulares e o pólo de duas rodas. Esperamos que o mês de setembro chegue logo para iniciarmos festividades aquecendo dessa forma o comércio e a oferta de emprego. O que se espera é que nossos municípios, apesar das distâncias, consigam gerar novos postos de trabalho, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o gasoduto e a imigração de mão-de-obra com o incremento na infra-estrutura, além do aumento de turismo dos hotéis de selva e pesca", disse Dermilson Carvalho das Chagas, superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas
Interior -Nas cidades de Manaus, Manacapuru, Itacoatira, Coari e Maues o saldo de postos celetistas foi positivo, em julho. O destaque ficou com a capital, com saldo de 3.073 empregos.
Brasil - Foram gerados este mês mais de 203 mil novos postos de trabalho, um crescimento de 0,67% em relação ao estoque de emprego do mês anterior, 60% superior ao número de empregos gerados em julho de 2007.
Região Norte - A região gerou este mês (+8.743 postos ou +0,70%). No período de janeiro a julho do ano em curso a marca foi de +43.880 postos ou +3,63%.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br