Em entrevista ao vivo, ministro do Trabalho e Emprego fala sobre geração de emprego, qualificação e crescimento da economia
Brasília, 18/05/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou na manhã desta terça-feira (18) do programa Bom Dia Ministro, transmitido, ao vivo, pela Empresa Brasil de Comunicação, no estúdio da Radiobras, em Brasilia. Durante uma hora, o ministro respondeu a perguntas de jornalistas de 16 emissoras de todo o Brasil sobre temas diversos, como geração de empregos, qualificação profissional, crescimento econômico e até combate ao trabalho escravo.
A maior parte das perguntas veio das rádios do Nordeste brasileiro, cujo tema foi qualificação e geração de emprego no interior. "Tenho notado que muitas empresas estão redescobrindo o interior do país, o que é muito importante para o desenvolvimento de uma nação. Temos muitas vocações a serem exploradas além de farta mão de obra, que também precisa se qualificar. O MTE apóia essas iniciativas", disse Lupi.
O ministro voltou a dizer que não acredita que o crescimento na geração de empregos possa comprometer a economia do país. "Se há contratação é porque há produção. Não há porque inflacionar os preços. A demanda está sendo cumprida. Também não creio que a atual crise européia possa nos atingir. É bom lembrar que no período da crise financeira mundial, o Brasil conseguiu gerar 1 milhão de empregos", declarou.
Lupi voltou a reafirmar a previsão de gerar 2,5 milhões de empregos em 2010, demonstrando otimismo. "Vamos melhorar ainda mais. Com o fim da entressafra, o setor Agrícola voltará a crescer, juntamente com a Construção Civil e Serviços. Lembrando que temos pela frente uma Olimpíada e uma Copa, que irão impulsionar ainda mais os investimentos no país", lembrou.
Acesse este endereço para ouvir a entrevista na íntegra
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br