Em entrevista ao vivo, ministro do Trabalho e Emprego fala sobre geração de emprego, qualificação e combate ao trabalho escravo
Brasília, 21/10/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou na manhã desta quinta-feira, dia 21, do programa "Bom dia, Ministro", transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no estúdio da Radiobras, em Brasilia. Durante uma hora, o ministro respondeu a perguntas de jornalistas de 14 emissoras de todo o Brasil sobre temas diversos, como geração de empregos, qualificação profissional e combate ao trabalho escravo.
Lupi voltou a confirmar a meta de geração de 2,5 milhões de empregos em 2010. "Vamos chegar ao final do governo Lula com mais de 40 milhões de novos postos de trabalho. Sem dúvida será a gestão que mais pensou no trabalhador", disse o ministro em resposta a uma das perguntas.
Ele também ressaltou as atividades do Grupo Móvel de Fiscalização no combate ao trabalho análogo ao escravo em todas as regiões do país. "É uma realidade que não escondemos. Temos muito o que fazer ainda. Mas os avanços são muitos. Várias empresas já foram autuadas e diversos trabalhadores libertados dessa condição que precisa ser erradicada do Brasil", declarou o ministro em uma das perguntas.
Sobre a qualificação profissional, Lupi lembrou que o governo tem feito sua parte, mas as empresas também precisam contribuir nessa parceria. "A empresa que investe na qualificação, investe nela mesma. Veja o caso de Rondônia. As empresas que estão construindo a hidrelétrica de Santo Antônio montaram grandes galpões onde ministram cursos para seus empregados. E o resultado é fantástico", declarou.
Clique aqui e ouça o áudio da entrevista
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br