Reuniões são preparatórias para a II Conferência Estadual de Economia Solidária, em abril. Evento nacional será de 16 a 18 de junho, em Brasília
Sergipe, 30/03/2010 - As cinco Conferências Territoriais de Economia Solidária realizadas esta semana em Sergipe são preparatórios para a II Conferência Estadual que prevista para o dia 29 de abril, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, em Aracajú.
Participaram das palestras representantes de empreendimentos econômicos solidários, gestores públicos; entidades de assessoria, apoio e fomento e movimentos sociais. Em todas as Conferências um representante da Comissão Organizadora fez inicialmente uma introdução com foco no tema da Conferência Nacional: "O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento".
Divididos em grupos, os participantes discutiram os eixos que vão nortear o debate nas etapas estadual e nacional. As propostas, aprovadas pela plenária seguirão para debate na II Conferência Estadual e posteriormente, caso acatadas, seguirão a Conferência Nacional de Economia, que acontecerá de 16 a 18 de junho, em Brasília.
As Conferências Territoriais elegeram os delegados que vão participar da etapa estadual, respeitando-se pelo menos uma representação dos empreendimentos, por município, observando-se, também, a proporcionalidade dos demais segmentos, a questão de gênero, etnia, raça, povos e comunidades tradicionais.
A Secretaria de Estado do Trabalho da Juventude e da Promoção da Igualdade Racial, em articulação com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social e o Fórum Estadual de Economia Solidária convocaram a II CEES, em Sergipe. A Comissão organizadora - foi composta por representantes dos três segmentos: do poder público, entidades de assessoria e empreendimentos.
Histórico - A I Conferência Nacional de Economia Solidária, foi realizada em Brasília, de 26 a 29 de junho de 2006, convocada em conjunto pelos Ministérios do Trabalho e Emprego - MTE, do Desenvolvimento Agrário - MDA, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, com o tema "Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento". Durante a Conferência, delegados e convidados debateram três eixos temáticos: (I) os fundamentos da ES e seu papel para a construção de um desenvolvimento sustentável, democrático e socialmente justo; (II) o balanço do acúmulo da economia solidária e das políticas públicas implementadas; e (III) os desafios e prioridades para a construção de políticas públicas de economia solidária, sua centralidade, a articulação com as demais políticas e os mecanismos de participação e controle social.
Após quatro anos da realização da I CONAES, o Conselho Nacional de Economia Solidária convocou a II CONAES a ser realizada de 16 a 18 de junho de 2010, em Brasília, com o tema "Direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento". Além de fazer um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no atual contexto, os participantes da II CONAES irão debater e propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas de economia solidária.
A etapa estadual já começou esta terça-feira (30), em Alagoas. Confira o calendário das II Conferências Estaduais de Economia Solidária. As Conferências estaduais definem os participantes da II Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES). O objetivo é fazer um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no atual contexto nacional e internacional.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br