Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Confira a agenda de atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Semana dedicada ao tema tem eventos em todo o Brasil

Belém/PA

- dia 31 de janeiro: será realizado um Ato político e cultural na, para coletar assinaturas em favor da PEC 438/01, com shows de artistas locais. José Nery e pelas entidades de Belém.

Local: Praça da República

- dia 7 de fevereiro: primeiro jogo entre os times Remo e Paysandu do ano, no qual os jogadores usarão camisas da campanha contra o trabalho escravo, além de faixas que serão conduzidas pelos clubes ao entrar em campo no qual (compromisso obtido pelo Senador Nery na reunião com a Federação Paraense de Futebol (FPF), ocorrida dia 18/01/10)

- durante toda a semana (28 a 3 de fevereiro): SEDUC - Secretaria de Educação do Pará se comprometeu a fazer parte do Comitê Estadual de Combate ao Trabalho Escravo e incluir mensagens sobre o tema em suas correspondências destinadas aos servidores, bem como no site da entidade. Além disso, vão colocar banners da campanha em frente às Escolas e inserir o tema na formação dos professores em fevereiro.

Palmas/TO

- dia 28 de janeiro, às 18:30h, Ato no Palácio do Governo, com a presença do Secretário de Direitos Humanos de Tocantins, de membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT/TO), Presidente da COETRA/TO e Procuradora da República. O ato visa marcar a retomada dos trabalhos da COETRAE, reafirmando ações a serem cumpridas nos próximos meses. Será apresentado um Protocolo de Intenções ao Governo, com medidas simbólicas e outras concretas no âmbito da educação, da cidadania, do uso de recursos etc; também será reafirmada a necessidade de se cumprir o compromisso de vedação de contrato com as empresas relacionadas na Lista Suja. Exibição do filme "Frente de Trabalho", produzido pelo SINAIT.

São Paulo/SP

- Dias 28 e 29 de janeiro: será realizado o 1º Fórum Estadual de Debate contra o Trabalho Escravo, organizado pela Superintendência Regional do SINAIT.

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Rua Martins Fontes nº 109, Centro)

Brasília/DF

- Dia 28 de janeiro, às 10 horas: será realizado um grande Ato em frente ao Supremo Tribunal Federal, coordenado pelo SINAIT, com o tema "¨6 anos de Impunidade da Chacina de Unaí - Julgamento Já". No local serão colocados materiais de divulgação (carro de som, balões gigantes) e os auditores fiscais, de Brasília, Goiás e outros Estados, estarão vestindo camisetas e usando bonés. Todas as demais entidades da Frente com sede em Brasília estão sendo convidadas a participar.

- Dia 28 de janeiro, à tarde: audiência (aguardando confirmação) com o Ministro Presidente do STJ, Francisco Cesar Asfor, para solicitar urgência no julgamento do processo referente ao assassinato dos fiscais, que está tramitando há 6 anos.

Porto Alegre/RS

- Dia 27 de janeiro: Oficina dentro das atividades do Fórum Social Mundial, intitulada "Trabalho escravo: o quanto já caminhamos e o que falta a fazer", organizada pela CONATRAE e pela ONG Repórter Brasil, com a presença do Ministro Paulo Vannuchi, do Senador José Nery, Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Xavier Plassat (CPT-TO), Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Sebastião Caixeta (Presidente da CONAETE)  e de outros representantes de entidades de direitos humanos.

Local: Auditório do Semapi, Rua General Lima e Silva, 280 - Porto Alegre (RS)

Cuiabá/MT

- Dia 28 de janeiro, às 9horas: celebração de um ato ecumênico em homenagem aos auditores assassinados e a apresentação de números sobre operações contra o trabalho Escravo em MT no ano de 2009 e ações para 2010.

Local: Secretaria de Justiça de MT (SEJUSP). O evento contará com a participação de sindicatos de trabalhadores, Governo do estado, comissão de erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), auditores fiscais, entre outros.

Belo Horizonte/MG

- dia 26 de janeiro (terça-feira) às 10 horas: Ato público intitulado: "Combate ao Trabalho Escravo em Minas Gerais - perspectivas e desafios" , com a presença do Superintendente Regional do Trabalho/MG, Representantes da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho, Presidente do TRT/MG, Procurador da República e Representante da Pastoral da Terra.

Local: Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais - PRT 3ª Região

Recife/PE

- Dia 28 de janeiro, às 14 horas: Seminário "Trabalho Decente no Meio Rural de Pernambuco: Desafios e Perspectivas", com palestra da Auditora Joseline Carneiro Leão,

Local: Auditório do Ministério do Trabalho e Emprego

Pauta: Necessidade de retomada dos canais de interlocução tripartite e social acerca do trabalho rural no Estado de Pernambuco.






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas