Escolha das instituições que vão executar o projeto de qualificação dos 1.500 jovens será por meio do pregão presencial. Interessadas terão até o dia 28 para encaminhar documentação
Brasília, 15/05/2008 - O Consórcio Social da Juventude da Grande Vitória (ES) já deu início ao seu processo de implementação. Nesta quinta-feira (15), a Fundação Educacional Monte Belo, entidade âncora do consórcio, lançou o edital de licitação a fim de selecionar as entidades que serão parceiras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na qualificação dos 1.500 estudantes. O consórcio Superação - nome escolhido para identificar o consórcio - vai atender estudantes das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari.
O edital de licitação, na modalidade de pregão presencial, estará disponível para retirada na Fundação Monte Belo (Av. Eudes Scherrer de Souza, 2001, Condomínio Murundu, Laranjeiras, Serra/ES) até o dia 28 de maio. As entidades interessadas também poderão acessar o documento pela internet até a mesma data para fazer o dowload (www.femb.org.br/superacao).
Os envelopes com a documentação que cada entidade candidata deverá apresentar na sede da Femb serão abertos no dia 29 de maio (quinta-feira), às 10h.
Primeiro emprego - Os Consórcios Sociais da Juventude têm como proposta qualificar profissionalmente jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Por conta do seu conteúdo curricular - o curso todo tem duração de 400 horas, com aulas teóricas e práticas - os jovens que concluem o curso ficam mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, pois saem formados em uma ocupação.
Os consórcios são realizados por meio da parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e entidades da sociedade civil, que devem fazer a qualificação, captar vagas e inserir, obrigatoriamente, 30% dos jovens no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6537 - acs@mte.gov.br