De imediato, 322 jovens conseguiram oportunidades de emprego
Alagoas, 30/04/2009 - O Consórcio Social da Juventude de Maceió capacitou 938 jovens de baixa renda em Maceió e nos municípios vizinhos, e bateu a meta de 30% de alunos inseridos no mercado de trabalho. Após as oficinas profissionalizantes, 322 alunos conseguiram uma oportunidade de emprego, 34,3% do total. Em empregos com carteira assinada estão 123 jovens, enquanto 199 conseguiram espaço em projetos alternativos - legais - de geração de renda.
As 400 horas de curso são divididas entre qualificação básica e oficinas-escola profissionalizantes. O conteúdo de Qualificação Básica envolve disciplinas de motivação, legislação trabalhista, elevação da escolaridade, valores humanos, inclusão digital, educação ambiental e planejamento e gestão de empreendimentos. Na capacitação profissional foram realizadas oficinas de Administração; Agro Extrativismo; Vestuário, Beleza e Estética; Serviços Domiciliares; Construção e Turismo e Hospitalidade.
Perfil - Em relação aos jovens qualificados, 78,25% dos participantes são afro-descendentes (pardo/negro) e 21,75% brancos. Quanto à faixa etária, houve participação maior entre jovens com 16 a 18 anos de idade, com 49,3% dos qualificados. Em relação ao nível de escolaridade, metade (49,6%) ainda não havia concluído o ensino médio. Mais de 60% dos jovens qualificados são mulheres.
Assessoria de Imprensa da SRTE/AL