Professor Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária, anuncia avanço brasileiro no setor durante encontro com representantes de países latinos
Foto: RENATO ALVES
Singer durante palestra
Pará, 30/01/2008 - Elucidar visões que a sociedade civil e governos da América Latina possuem sobre a economia solidária e o desenvolvimento sustentável foi o tema do painel que aconteceu nesta quinta-feira (29) no o Fórum Social Mundial, que está sendo realizado em Belém (PA). O encontro contou com a participação de representantes do Brasil, Paraguai, Argentina, México
Segundo dados apresentados durante o painel, 184 milhões de habitantes da América Latina vivem com menos de dois dólares por dia e 68 milhões se sustentam com menos de um dólar por dia. Durante o encontro, o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, professor Paul Singer, fez um balanço da participação brasileira no setor.
"Já completamos cinco anos e meio desde que o Governo Federal começou a apoiar a economia solidária. De lá para cá mais da metade dos estados já firmaram um órgão gestor para incentivar esse modelo econômico. Além disso, dos 37 ministérios existentes, o MTE possui parceria com 22 deles", listou Singer.
Conseguir inclusão social baseando-se na Economia Solidária é anseio de vários países do mundo, principalmente os que integram o dito terceiro mundo, segundo a visão do representante do Ministério do Desenvolvimento Social da Província de Buenos Aires no Fórum, Oscar Minteguia. "Vemos neste tipo econômico a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do interior do Estado".
O secretário mostrou o exemplo brasileiro como uma esperança. "O papel do governo não está em criar a economia solidária, e sim em apoiar as forças que o querem fazer, seja por meio de orientação ou apoio tecnológico. Em 2007 já havíamos contabilizado 22 mil empreendimentos de economia solidária e cerca de dois milhões de pessoas envolvidas diretamente com esse modelo econômico", argumentou Singer.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br