Evento, marcado para o início de outubro, terá a participação de produtores solidários de todo o estado. As inscrições já estão abertas
Brasília, 16/08/2007 - São Luís, no Maranhão, recebe nos dias 4 a 6 de outubro, no Centro Histórico, a II Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Empreendedores solidários de todo o estado estarão reunidos para mostrar e comercializar sua produção.
Uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade e organizada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária local. A feira busca promover o escoamento de bens ou serviços produzidos pelos empreendimentos, com a finalidade de dar sustentabilidade às iniciativas solidárias no Maranhão. No evento estão previstos também painéis, mesas redondas, atividades culturais, oficinas, rodadas de negócios e trocas solidárias de produtos entre os empreendedores participantes.
As feiras integram a Ação de Promoção do Consumo Responsável e Comércio Justo que compõe o Programa Economia Solidária em Desenvolvimento (PPA 2004/2007), da Senaes. A ação busca dar visibilidade aos empreendimentos econômicos solidários e as iniciativas da agricultura familiar, promovendo o comércio de produtos. As feiras divulgam e articulam os empreendimentos econômicos solidários com os da agricultura familiar, agroindústria familiar, incentivando a troca de conhecimentos e produtos produzidos de forma solidária.
A Economia Solidária se caracteriza pela organização de trabalhadores para construir relações econômicas e sociais que, de imediato, propiciem a sobrevivência e a melhoria da sua qualidade de vida. São práticas fundadas na colaboração, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade ativa econômica, em vez da acumulação de riqueza, privilegiando o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.
Os interessados podem realizar a pré-inscrição na Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), mesmo prédio do SINE, na Rua da Paz, 316, Centro, até o dia 31 de agosto, das 14h às 19h, no Departamento de Economia Solidária.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6394/3317-6540