Trabalhadores dormiam em barracas armadas próximas aos estábulos e nos caminhões usados para transporte de animais
Brasília, 28/05/2010 - Em ação realizada esta quinta-feira (27), fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), detectaram várias irregularidades na feira agropecuária realizada no parque de exposições Expominas - Belo Horizonte.
Entre as irregularidades, problemas com a hospedagem. Para cerca de 200 trabalhadores, oriundos principalmente do interior de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, havia apenas 28 alojamentos disponíveis, no próprio parque de exposições. Em vista disso, a maioria dos trabalhadores estava alojada em barracas de camping, próximas aos estábulos e nos caminhões de transporte dos animais. Além disso, eles não tinham acesso a instalações sanitárias suficientes para atender a todos, nem a água potável.
De acordo com a coordenadora da ação, a auditora fiscal do Trabalho, Julie Teixeira, que ressaltou a precariedade do alojamento, "no local havia apenas quatro chuveiros funcionando para atender os cerca de 200 trabalhadores", 18 empregadores foram notificados e deverão comparecer à sede da Superintendência para apresentarem a documentação referente a seus empregados, nesta terça-feira, 02 de junho.
Fiscalização do Trabalho - Verifica o cumprimento, por parte das empresas, da legislação de proteção ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observância da legislação trabalhista.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br