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Fiscalização do MTE liberta 2.269 trabalhadores no primeiro semestre do ano

Servidão por dívida é ainda a forma mais comum de obrigar trabalhadores a exercer atividades sem pagamento de direitos. Pará é o estado recordista de denúncias e libertações

Foto: Naila Oliveira

Auditores fiscais em ação nas operações do Grupo Móvel

Fiscalização do Ministério do Trabalho e

Emprego

Auditores fiscais em ação nas operações do Grupo Móvel

 

Brasília, 29/07/2008 - O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 2.269 trabalhadores de condições análogas a de escravo no primeiro semestre desse ano, em 54 ações realizadas em todo país, que resultaram no pagamento de R$ 3,5 milhões em indenizações trabalhistas. O Pará é o estado recordista em denúncias e libertações de trabalhadores. Só neste estado da Região Norte foram realizadas 15 operações no primeiro semestre, com 426 resgatados.  

Formado por auditores fiscais do trabalho, procuradores federais e policiais federais, o Grupo visitou 96 propriedades de janeiro a junho, tendo encontrado diversas irregularidades, em especial o uso de mão-de-obra análoga a de escravo, proibida pelo artigo 149 do Código Penal Brasileiro. 

Desde 1995 já são 30.036 trabalhadores resgatados pelo Grupo Móvel. Em 2007 o grupo bateu o recorde de libertações, retirando 5.999 pessoas de condições degradantes em 116 operações realizadas em todo país.  

Segundo Marcelo Campos, coordenador nacional do Grupo Móvel, a exploração escrava moderna se caracteriza por fatores bem específicos, tendo o cerceamento da liberdade do trabalhador - seja por não oferecer condições de locomoção ou mantê-lo sob vigia; obrigá-lo a trabalhar por dívida; submetê-lo a jornadas exaustivas ou a condições de trabalho degradantes, hipóteses que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo. 

As situações mais comuns encontradas pelos auditores são a falta de alojamentos adequados e sem a mínima higienização e conforto; a não utilização de equipamentos de segurança; a carga horária excessiva; e a cobrança no salário do trabalhador das despesas com comida, equipamentos de segurança, remédios, alojamentos e outras necessidades básicas que devem ser de responsabilidade do empregador, são as mais comuns. "A dívida do trabalhador com o empregador é a forma mais comum de servidão. Como ele acredita que deve ao patrão, trabalha para quitar essa dívida que nunca é saldada, pois a cada mês ele adquire mais despesas", relata Campos.

O MTE atuando - As ações de repressão ao trabalho escravo iniciam, quase sempre, com uma denúncia, geralmente de um trabalhador fugitivo, que não se submete as condições do empregador e procura ajuda. "Com a denúncia em mãos o grupo busca confirmar o relatado pelo trabalhador e infelizmente, na maioria das vezes, o que encontramos não deixa dúvidas quanto o uso ilegal da mão-de-obra", avalia Campos.

Dentre as condições encontradas pelos auditores, a falta de alojamentos adequados e sem a mínima higienização e conforto, a não utilização de equipamentos de segurança, a carga horária excessiva e a cobrança no salário do trabalhador das despesas com comida, equipamentos de segurança, remédios, alojamentos e outras necessidades básicas que devem ser de responsabilidade do empregador, são as mais comuns. "A dívida do trabalhador com o empregador é a forma mais comum de servidão. Como ele acredita que deve ao patrão, trabalha para quitar essa dívida que nunca é saldada, pois a cada mês ele adquire mais despesas", relata.

Lista suja - Para coibir o uso ilegal de mão-de-obra análoga a de escravo, o governo criou em 2004 um cadastro onde figura os empregadores flagrados praticando a exploração. Ao ser inserido nesse cadastro, o infrator fica impedido de obter empréstimos em bancos oficiais do governo e também entra para a lista das empresas pertencentes à "cadeia produtiva do trabalho escravo no Brasil". O cadastro é utilizado pelas indústrias, varejo e exportadores para a aplicação de restrições e não permitir a comercialização dos produtos advindos do uso ilegal de trabalhadores.

Foi a partir da sua publicação, com casos comprovados de empresas flagradas e autuadas por trabalho escravo que foi possível a identificação da cadeia produtiva do trabalho escravo. Ela Inicia na propriedade rural que consta na Lista, passando por seus compradores primários e intermediários, até chegar aos mercados consumidores finais. Foi também pela publicação da Lista Suja que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil suspenderam a concessão de créditos agrícolas dos Fundos Constitucionais aos integrantes da lista. O fundamental é que as empresas que estão na ponta, sejam do comércio ou da indústria, assumam a responsabilidade de verificar se lá no início há eventualmente uso de mão-de-obra escrava.

Pacto Nacional - Como sinal de comprometimento da sociedade com a erradicação do trabalho escravo, surge em 2005 o Pacto Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo. Articulado pelo Instituto Ethos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONG Repórter Brasil, o Pacto se tornou uma referência. O Pacto tem também a intenção de modernizar as relações de trabalho nas cadeias produtivas dos setores signatários, para o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária e desenvolvimento de ações preventivas da saúde e segurança dos trabalhadores.

Entre as medidas sugeridas estão restrições comerciais, apoio às ações de reintegração social e laboral dos egressos do trabalho escravo, apoio às ações de informação e orientação aos trabalhadores, campanhas de esclarecimento e aperfeiçoamento.

 

Mais informações:
-
Fiscalização terá mais equipes contra trabalho escravo 
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Frente contra trabalho escravo é lançada em Brasília
-
Grupo Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego intensifica ações contra trabalho escravo

 

QUADRO GERAL DAS OPERAÇÕES DE
FISCALIZAÇÃO MÓVEL 1995 a 2008
Ano N.º
Operações
Fazendas
Fiscaliz.
Trab.
Registrados
Trab.
Resgatados
Pag. de
Indenização
Ais
Lavrados
2008 54 96 1.170 2.269 3.580.211,73 1.734
2007 116 206 3.637 5.999 9.914.276,59 3.136
2006 109 209 3.454 3.417 6.299.650,53 2.772
2005 85 189 4.271 4.348 7.820.211,26 2.286
2004 72 275 3.643 2.887 4.905.613,13 2.465
2003 67 188 6.137 5.223 6.085.918,49 1.433
2002 30 85 2.805 2.285 2.084.406,41 621
2001 29 149 2.164 1.305 957.936,46 796
2000 25 88 1.130 516 472.849,69 522
1999 19 56 * 725 * 411
1998 17 47 * 159 * 282
1997 20 95 * 394 * 796
1996 26 219 * 425 * 1.751
1995 11 77 * 84 * 906
TOTAL 680 1.979 28.411 30.036 42.121.074,29 19.911

* Dados não computados a época              
Atualizado em 30/06/2008        
Fonte: Relatórios de Fiscalização Móvel

 

QUADRO DAS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO MÓVEL - POR ESTADO/2008

 

Mês UF N.º
Operações
N.º Fazendas
Fiscalizadas
Trab.
Regist.
Trab.
Resgat.
Pagto
Indeniz.
AIs
Lavrados
Janeiro MA, MG,
MT
3 5 51 92 165.899,55 165
Fevereiro AM, GO,
MS, MT,
PA, SC
7 10 101 111 270.467,24 157
Março AL, BA,
GO, MG,
MT, PA,
RN, RO
12 28 131 783 546.498,98 550
Abril AM, GO,
MS, MT,
PA,SC,
TO
12 18 154 644 1.194.530,44 270
Maio AM, GO,
MA, MS,
PA
9 13 239 336 594.177,83 224
Junho MG, MS,
MT, PA,
SC, SP,
TO
11 20 434 271 790.754,39 333
TOTAL 54 96 1.170 2.269 3.580.211,73 1734

 

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