Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Fiscalização resgata 88 trabalhadores no norte do Espírito Santo

Auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego encontraram diversas irregularidades em usinas de álcool

Vitória, 08/08/2008 - Ação de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Espírito Santo (SRTE/ES) resgatou 88 trabalhadores no norte do estado de condições degradantes. A operação nas usinas de álcool da região aconteceu entre os dias 18 de julho e 07 de agosto de 2008. Foram encontradas várias irregularidades como o transporte irregular de trabalhadores, que era efetuado em veículos sem cinto de segurança, apesar das empresas terem se comprometido a regularizar esta situação desde 2005.

Não havia local adequado para as refeições, tendo os empregados que realizá-las em meio ao canavial. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPls), tais como botas e luvas, não eram substituídos pela empresa, levando os trabalhadores a terem que comprá-los em um mercado do distrito de Braço do Rio.

O grupo resgatado é dos estados de Alagoas e Pernambuco. Nos meses de março e abril, prepostos das empresas recolheram suas caretiras de trabalho com a promessa de contratação para a safra - fato que não ocorreu e é considerada prática irregular pela CLT. As carteiras de trabalho dos trabalhadores, de acordo com os responsáveis pela ação fiscal, só foram assinadas no mês de maio. Para os demais trabalhadores das usinas, estes de origem capixaba, a empresa prometeu a contratação de cerca de 600 empregados, no entanto só efetivou cerca de 300. Quanto aos demais, apesar de terem feitos exames admissionais e treinamento de segurança, as carteiras encontravam-se retidas sem a assinatura do contrato. 

Todos os resgatados receberam as verbas rescisórias e foram levados às suas cidades de origem. Os demais funcionários tiveram seus contratos regularizados.

 

Assessoria de Imprensa SRTE/ES






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas