No primeiro semestre, mais de 11,5 mil trabalhadores serão qualificados para trabalhar nos setores de Construção Civil e Turismo
Brasília, 24/03/2010 - Representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE); Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); do Governo do Estado, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), de Prefeituras da Região Metropolitana de Salvador e entidades executoras se reuniram esta semana para fazer um balanço do Programa Próximo Passo, na área da construção civil e do turismo, que tem como público-alvo os beneficiários do Programa Bolsa Família.
Até o final do primeiro semestre, o Próximo Passo deverá qualificar 10.880 trabalhadores na área da Construção Civil nos municípios pertencentes à Região Metropolitana de Salvador como Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz. Na área do Turismo, o investimento é de R$ 600 mil para qualificação de 856 educandos em Salvador.
A inserção do trabalhador qualificado pelo Próximo Passo foi apontada pelo chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, que representou o secretário Nilton Vasconcelos na reunião, como um dos principais objetivos a serem alcançados pelo Programa. "A Bahia vem numa crescente na geração de empregos, e a construção civil é um dos setores que vem impulsionado esse números. O Próximo Passo é uma oportunidade de inserir, dignamente, esse público no mercado formal de trabalho", avaliou Dourado.
"A Gestão do Ministro Carlos Lupi à frente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem contribuído para criação de um ambiente de diálogo e confiança entre trabalhadores e empregadores e ampliação oito vezes mais os recursos para a qualificação dos trabalhadores nos quatro cantos do País, afirmou o chefe de Serviço de Atendimento e Orientação ao Trabalhador", Osvaldino Santana, representando a superintendente da Bahia, Isa Simões.
Os cursos oferecidos na área da construção civil para pedreiro, azulejista, reparador, gesseiro, pintor, encanador, eletricista, carpinteiro, armador, montador de andaime e almoxarife estão sendo executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) pela Associação de Apoio Comunitário a Educação, a Cultura e a Cidadania (Acafag), pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado através da Setre. O investimento global é da ordem de 7,4 milhões, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Os cursos de os cursos de cozinheiro, padeiro, garçom, barmen, recepcionista, porteiro, camareira, atendente de agência de viagem e auxiliar operacional são prestados pela Confederação das Mulheres do Brasil, em parceria com a Setre.
O Programa Próximo Passo tem como objetivo qualificar trabalhadores pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa-Família, com faixa etária acima de 18 anos e ter no mínimo à 4ª série do ensino fundamental, para inserção em postos de trabalho gerados pelo setor da Construção Civil - incluídos os segmentos de edificações e construção pesada, com garantia mínima de 30% de mulheres.
Ascom SRTE/BA