Com aulas previstas para começar em março, o Consórcio Social da Juventude de Ibirama (SC) já iniciou o cadastramento dos jovens interessados em participar da qualificação
Brasília, 06/03/08 - Com aulas previstas para começar em março, o Consórcio Social da Juventude de Ibirama (SC) já iniciou o cadastramento dos jovens interessados em participar dos cursos profissionalizantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Prefeitura de Ibirama é a parceira do consórcio "Juventude em Ação", coordenado pela entidade âncora Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque (ADRVALE).
Os Consórcios Sociais da Juventude fazem parte das ações de formação profissional do MTE, com o objetivo de atender jovens carentes entre 16 e 24 anos. O programa é realizado em parceria com entidades e municípios, onde são ministradas oficinas profissionalizantes, de acordo com a necessidade de mão-de-obra qualificada de cada região. Durante um período de aproximadamente cinco meses (ou 400 horas), o participante passa por um processo de qualificação que inclui aulas de informática, valores humanos, saúde, estímulo à escolaridade, ética e cidadania e educação ambiental.
Em Ibirama, estão previstos cursos de informática, costura industrial e comércio, totalizando 100 vagas, com turmas de 20 a 30 alunos. A meta é garantir que no mínimo 30% dos jovens que concluírem os cursos ingressem no mercado de trabalho.
Informações - Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA). Telefone: (47) 3357-2180 - ramal 204 ou 208.
Parceria - O Ministério do Trabalho e Emprego vai qualificar cerca de 4.500 jovens do estado de Santa Catarina. O programa vai atender ainda os municípios de Brusque, Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau e Brusque, Chapecó, Águas de Chapecó, Seara, Xanxerê, Xaxim, São Miguel do Oeste, Concórdia, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Orleans, Imbituba, Jaguaruna, Tubarão, Nova Veneza, Araranguá, Sombrio, Siderópolis, Urussanga, Balneário Gaivota, Laguna.
Além dos cursos de capacitação, os participantes recebem uma bolsa-auxílio no valor total de R$ 600, divida em cinco parcelas de R$ 120 ao longo do programa.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6203