III CGTI: Manoel Dias preside mesa tripartite
Participantes sugerem cooperação de governos e sociedade civil para erradicação do trabalho infantil
Foto: Renato Alves/MTE
Mesa tripartite discutiu eliminação das piores formas de trabalho infantil
Brasília, 09/10/2013 – Com a presença de 56 representantes de trabalhadores, empregadores e governo de vários países, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, presidiu na manhã desta quarta-feira (9) uma plenária tripartite que discutiu a eliminação das piores formas de trabalho infantil no 2ª dia da III Conferência Global, que acontece até quinta-feira (10), no hotel Royal Tulip, em Brasília.
A plenária foi aberta para um breve discurso quando todos os 56 representantes deixaram suas considerações sobre os avanços nas políticas e a necessidade de cooperação tripartite.
Para o ministro Manoel Dias, a Conferência vem como uma resposta as exigências da sociedade que busca por um sistema de proteção capaz de combater e erradicar o trabalho infantil. “Que esta III Conferência não signifique apenas um conjunto de intencionalidades, e, sim um marco emblemático na perspectiva da efetiva, humana e necessária erradicação do trabalho infantil no mundo”, afirmou.
O ministro destacou também que para erradicar o trabalho infantil é necessária a participação de todos. “O Ministério do Trabalho e Emprego tem papel fundamental no combate e erradicação do trabalho infantil, especialmente por ações conjuntas da Secretaria de Inspeção do Trabalho, entre setores do governo, instituições públicas e privadas e os organismos internacionais”, concluiu.
A Plenária contou ainda com a participação dos ministros do Panamá, Bangladesh, República Islâmica do Irã, África do Sul, Nepal, Camarões, Reino do Marrocos, Zimbábue, Peru, Angola, Colômbia, Moçambique, Gana, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Guiné, República Dominicana, Mauritânia e Sri Lanka.
Encontros Bilaterais – O Ministério do Trabalho e Emprego tem acordos firmados de cooperação técnica e troca de experiências com 20 países sobre a temática do trabalho infantil. A III Conferência Global foi um momento oportuno para realização de encontros entre o ministro brasileiro e dos outros países participantes do evento. Durante a Conferência, o ministro pode se reunir com ministros do Trabalho da Palestina, Ahmed Majdalani, do Peru, Nancy Laos e do México, Alfonso Prida.
Matéria em vídeo:
Assessoria de Comunicação Social/MTE
acs@mte.gov.br