Jovens se formaram em turismo, vestuário, comércio, metal mecânico, artesanato e telemática, entre outras qualificações profissionais
Mato Grosso do Sul, 30/03/2010 - Dois mil e cem jovens de Campo Grande (MS), receberam nesta terça-feira (30) certificado de qualificação pelo Programa Juventude Cidadão, do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram ministrados cursos nas áreas de turismo, vestuário, comércio, metal mecânico, artesanato, telemática, saúde, beleza, curso em libras, arte educador, técnico de iluminação e som e auxiliar administrativo e secretariado.
Os jovens que participaram da qualificação têm entre 18 e 29 anos e pertencem a famílias com renda per capita de até um salário mínimo, com ensino fundamental ou médio matriculado ou concluído. O Programa contribui para o reconhecimento e valorização dos Direitos Humanos e da cidadania com jovens em situação de vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
Durante o curso, que teve duração de seis meses, e carga horária de 350 horas, sendo 100 horas para qualificação social e 250 horas para qualificação profissional, os jovens foram incentivados ao estudo e à realização de atividades diversas abordando temas como cidadania, ética e valores humanos entre outros.
Durante o treinamento, os participantes que cumpriram a exigência presencial prevista pelo Programa, receberam bolsa no valor de R$ 100 mensais, paga pelo MTE.
Qualificação - O Projeto Juventude Cidadã é uma das ações de qualificação do MTE e, atualmente, atende jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário minimo). O curso tem duração de cerca de 400 horas e os participantes recebem um auxilio financeiro no valor de R$ 600, mediante compravação de frequência e prestação de serviço voluntário à sociedade.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br