Meta é inserir 30% deles no mercado do trabalho ao final do projeto
Alagoas, 09/09/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), lança nesta sexta-feira (11) o Projovem Trabalhador - modalidade Juventude Cidadã - no estado. O projeto prevê a qualificação de cinco mil jovens e um mínimo de 30% deles inseridos no mercado de trabalho ao final do projeto. A cerimônia de lançamento será às 10h no ginásio de esportes do Sesc-Poço, em Maceió.
A parceria é do Governo Federal e o Governo do estado de Alagoas. Serão oferecidos cursos na área de Administração (300 vagas), Agro Extativista (600 vagas), Alimentação (300 vagas), Arte e Cultura (300 vagas), Beleza e Estética (400 vagas), Construção e Reparos (500 vagas), Esporte e Lazer (300 vagas), Gráfica (500 vagas), Telemática (600 vagas), Turismo e Hospitalidade (300 vagas), Vestuário (300 vagas), Gestão Pública (300 vagas) e Serviços Domiciliares (300 vagas).
Os cursos têm carga horária de 350 horas e as aulas, que começam na segunda-feira (14), serão ministradas em três turnos durante seis meses. Nesse período os jovens beneficiados receberão do MTE uma Bolsa Auxílio Financeiro no valor de R$ 600,00, distribuídos em seis parcelas mensais de R$ 100,00 mediante comprovação de frequência nos cursos e prestação de serviço voluntário à sociedade.
Projeto Juventude Cidadã - É uma das ações de qualificação do MTE inserida no Projovem Trabalhador e atende jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário minimo).
Projovem Trabalhador - Integrante das ações voltadas para juventude do Governo Federal, o ProJovem visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.
Assessoria de Imprensa SRTE/AL