Modalidade do Projovem Trabalhador é oferecido em parceria entre o MTE e a prefeitura de Cuiabá
Mato Grosso, 28/05/2009 - O superintendente do Trabalho e Emprego no Mato Grosso, Valdiney Antonio de Arruda, dá o primeiro passo para a qualificação social e profissional de 1.500 jovens matogrossenses, nessa sexta-feira (29). Na ocasião o representante do Ministério do Trabalho e Emprego no estado vai ministrar a aula inaugural dos cursos do programa Juventude Cidadã, modalidade do programa Projovem Trabalhador.
A meta da ação é qualificar cerca de 1.500 jovens com idade entre 18 e29 anos de idade, visando a inserção no mercado de trabalho.
O evento é uma parceria do MTE com a Prefeitura do Municipal de Cuiabá, e acontecerá às 19h30, no ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFECT), antigo Cefet, à Avenida Marechal Deodoro, em Cuiabá.
Projovem - Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Lei 11.692 de 10 de junho de 2008, entrou em vigor, em janeiro de 2008, o ProJovem, que integra as ações voltadas para juventude do Governo Federal. O programa se divide nas modalidades ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo; ProJovem Urbano; ProJovem Campo - Saberes da Terra e ProJovem Trabalhador.
O ProJovem atende um público na faixa etária entre 15 e 29 anos, para que sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer, além promover a sua inserção no mercado de trabalho.
O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens por meio do ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE. Uma delas é o Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal) e Consórcio Social da Juventude (convênios executados por entidades da sociedade civil).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br