Data será celebrada no dia 28 de janeiro e é uma referência à chacina de Unaí, em que foram executados três Auditores Fiscais do Trabalho e um motorista
Brasília, 21/01/2009 - O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira trouxe publicada em sua edição a Lei nº 11.905, de 20 de janeiro de 2009, que institui o dia 28 de janeiro como o Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho.
Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ela passa a vigorar a partir de sua publicação.
A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Auditor Fiscal é uma referência à chacina de Unaí (MG), ocorrida em 28 de janeiro de 2004. Naquela ocasião, três Auditores Fiscais do Trabalho e um motorista foram executados a tiros por pistoleiros na execução de suas funções.
Os auditores fiscais João Batista Soares Lage, 50; Eratóstenes de Almeida Gonsalves, 42; Nelson José da Silva, 52; e o motorista da então Delegacia Regional do Trabalho Aílton Pereira de Oliveira, 51; foram assassinados em um trevo conhecido como Sete Placas, na rodovia MG-188, que dá acesso aos municípios de Unaí, Bonfinópolis de Minas e Paracatu. Eles participavam de uma fiscalização regular em fazendas de plantação de feijão no município.
Mais informações:
- Ministério vai preparar documento sobre os efeitos da chacina de Unaí nas ações dos auditores
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br