MTE lança publicação sobre a eficiência e eficácia do Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Qualificação Social e Profissional
Brasília, 11/11/2010 - Poucas políticas públicas no Brasil tiveram a oportunidade de serem avaliadas de forma tão abrangente e detalhada como o Programa Seguro Desemprego. É o que mostra a publicação "Políticas Públicas de Emprego no Brasil - Avaliação Externa do Seguro Desemprego", lançada nesta quarta-feira (10), em Brasilia, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A pedido do Ministério do Trabalho e Emprego, foi realizada uma pesquisa pela Universidade de Brasilia (UnB) durante o período de 2008 e 2009, cujo propósito foi o de avaliar a eficiência, eficácia e efetividade do Seguro Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Qualificação Social e Profissional.
"Esse é um dia diferente na história do Ministério do Trabalho e Emprego. Com estas informações, conseguiremos fazer as transformações que a população precisa", destacou o Secretário-Executivo do MTE, Paulo Pinto.
Esta é a primeira vez, depois de vinte anos, que é feito um debate sobre o Seguro Desemprego e qualificação profissional, sendo, esta última, cada vez mais necessária ser implementada no país.
O livro é composto por oito capítulos. No capitulo I é feito um resumo executivo da avaliação do Programa do Seguro Desemprego. No II, é descrita a metodologia utilizada e, no III, o contexto em que a política do SD é utilizada. O capitulo IV trata da gestão do PSD no campo das políticas de emprego. Já no V, é abordada a sua execução, sendo que a evolução do SD é diagnosticada no capitulo VI. A qualificação profissional é analisada no capitulo VII e, no VII, foi feito um estudo especial como forma de complementar a avaliação do programa.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br