Foto: RENATO ALVES
Representantes do Rio Grande do Sul analisam com o ministro Carlos Lupi parcerias com o MTE para a região
Brasília, 7/11/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta quarta-feira (7), em Brasília, representantes do governo do Rio Grande do Sul. Na audiência, que contou com a presença do secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sérgio Vidigal, foram discutidos assuntos sobre qualificação profissional e mercado de trabalho.
O secretário de Justiça e Desenvolvimento Social do RS, Fernando Schuler, demonstrou interesse em realizar no seu estado o Projeto Juventude Cidadã, de capacitação para jovens de baixa renda. Além disso, pretende implementar um projeto sobre economia solidária, em parceria com o MTE, para atingir as cooperativas e trabalhadores que têm necessidade de qualificação e preparo. O ministro Lupi, por sua vez, reforçou que a qualificação, tanto para jovens quanto trabalhadores, é a principal bandeira de sua pasta, e "o diferencial no mundo moderno do trabalho".
Também foi apresentado ao ministro um mapeamento sobre políticas públicas de emprego no Rio Grande do Sul. Pelo documento, existe uma grande oferta de emprego e demanda por trabalhadores no estado, mas que por falta de qualificação profissional, as vagas não são preenchidas.
Expansão - Segundo o Departamento do Trabalho do Rio Grande do Sul, existem no estado vários setores em expansão por conta da instalação de novos projetos, que irão precisar de trabalhadores de diferentes níveis de escolaridade e de formação profissional.
Entre eles, destacam-se projetos para os segmentos metal-mecânico, automotivo e naval; para produtos alimentícios, petroquímicos e para energia e combustíveis, entre outros.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203 / 3317-6540 acs@mte.gov.br