Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi se reúne com domésticas

Líderes da categoria têm encontro com o ministro do Trabalho e Emprego para tratar de questões alusivas à classe, entre elas a realziação de cursos de aperfeiçoamento

Brasília, 27/04/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta terça-feira (27), em Brasilia, representantes das trabalhadoras domésticas. O encontro, que marcou o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, contou com as participações do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire.

As trabalhadoras vieram a Brasilia para tratar questões alusivas à classe, entre elas a capacitação de 2.100 trabalhadores domésticos em cursos como de cuidador de criança e idosos; arrumadeira; cozinha básica e regional; e ética. "Nossa proposta é trabalhar com dois ministérios para que, juntos, possam proporcionar as trabalhadoras e trabalhadores qualificação profissional e elevação da escolaridade", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

A fim de contribuir com a política do Trabalho Doméstico Cidadão, o Ministério do Trabalho e Emprego está preparando uma oficina de trabalho com o objetivo de aproximar as entidades que vão executar o programa, como forma de garantir que os conteúdos incluam recomendações da categoria.

Grupo de Trabalho - Durante o encontro, também ficou acertada a criação de um Grupo de Trabalho para elaborar estudos sobre o trabalho doméstico. O grupo terá participação  da Secretaria Geral da Presidência da República; Ministério do Trabalho e Emprego; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria de Políticas para as Mulheres, além de Fenatrad.

"É um momento de avanço", disse a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire. "Temos interesse e estamos dispostos a participar", complementou Dulci.

Encontro - As trabalhadoras domésticas aproveitaram o encontro para convidar os ministros e o presidente Lula a participar do primeiro Encontro Nacional das Trabalhadoras Domésticas, que acontece até esta quarta-feira (28), em São Paulo.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas