Brasilia, 30/10/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, viaja nesta terça-feira para Portugal, onde participará do Fórum sobre Trabalho Decente para uma Globalização Justa, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontece entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro, na cidade de Lisboa.
O evento vai reunir representantes de governos de vários países, empregadores e trabalhadores que, juntos com parlamentares e acadêmicos, vão debater temas relacionados à globalização, à sustentabilidade econômica e à promoção do trabalho decente para a inclusão social.
O ministro Lupi será um dos integrantes do painel "Oportunidades de Trabalho Digno para Jovens Ultrapassarem a Discriminação e as Desvantagens - Igualdade na Diversidade: uma Ficção ou uma Necessidade?". Ao seu lado estarão, entre outros, o ministro do Trabalho de Angola, Antônio Pitra Neto, e o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores Portugueses, Carvalho da Silva. Lupi vai apresentar os programas de capacitação social e profissional do Governo Federal destinados a jovens de baixa renda, além das ações de qualificação para trabalhadores, realizadas em diversas áreas.
O conceito de trabalho decente foi consagrado pela OIT em 1999, e se apóia em quatro elementos: o emprego, a proteção social, os direitos dos trabalhadores e o diálogo social. O trabalho decente fundamenta diversas ações da entidade em parceria com governos de todo o mundo, destinados a atender não apenas os trabalhadores da economia regular, mas também os da economia informal, domésticos e autônomos.
A OIT oferece cooperação técnica aos programas prioritários do Governo brasileiro e de seus principais parceiros sociais, incluindo: o Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, o Fórum Nacional do Trabalho, o Primeiro Emprego, o Fome Zero e outros programas de combate à pobreza.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6962 / 3317-6540 acs@mte.gov.br