Também foi assinado termo de adesão do ProJovem Trabalhador de São Bento do Sul. Lupi ainda inaugurou postos do Sine em dois municípios
Foto: Divulgação
Ministro Carlos Lupi durante solenidade em Joinville
Brasília, 01/02/2010 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve em Joinville (SC) nesta segunda-feira (1º), para firmar protocolo de intenções para implementação do ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã e para inauguração do Posto Sine neste município. O programa irá qualificar e proporcionar a inserção no mercado de trabalho de jovens que buscam uma oportunidade de emprego.
Na ocasião, o Ministro também assinou o Termo de Adesão do ProJovem Trabalhador com a prefeitura de São Bento do Sul para capacitação de 500 estudantes. O valor celebrado com esta prefeitura prevê recursos em torno de R$ 794,9 mil para atender a demanda, incluindo R$ 79,5 mil de contrapartida.
Durante a solenidade, Lupi frisou a importância do envolvimento dos prefeitos e dos empresários locais para o sucesso dos cursos de qualificação. "Sem a participação deles não conseguiríamos cumprir o grande objetivo deste programa, que é garantir a inserção desses jovens no mercado de trabalho. Somente a carteira assinada dá dignidade ao trabalhador", disse.
Parte das Políticas de Juventudes implementadas pelo MTE, o Projovem Trabalhador prepara jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
O curso engloba uma parte de qualificação básica que estimule a escolaridade, inclusão digital e questões ligadas ao exercício da cidadania. A expectativa é de que pelo menos 30% dos formandos consigam uma oportunidade de trabalho. O processo de formação inclui, ainda, aulas de direitos humanos, prestação de serviços voluntários à comunidade e estímulo e apoio efetivo à elevação da escolaridade.
Neste programa, os estudantes são qualificados em mais de uma atividade com a mesma base técnica, possibilitando maiores chances de conseguir uma oportunidade de emprego.
Sine - Além da unidade de Joinville, o Ministro Carlos Lupi também participou da inauguração do posto do Sine em Chapecó. Os postos do Sine estão habilitados, por exemplo, a fazer a captação das vagas junto aos empregadores. Caso o trabalhador procure uma unidade do Sine em busca do seguro-desemprego, antes da habilitação das parcelas, é feita uma pesquisa para verificação de oportunidades de emprego visando sua reinserção no mercado de trabalho.
Durante a inauguração, o ministro reafirmou sua meta de reduzir para 15 dias o prazo médio de entrega do seguro-desemprego nas agências, lembrando a importância delas para a montagem dos cursos de capacitação. "O serviço de intermediação de mão-de-obra fornece uma espécie de raio-x do mercado de trabalho, o que ajuda o governo a dimensionar o número de vagas e as profissões que vão ser ensinadas", enfatizou Lupi.
Assessoria de imprensa do MTE
(61) 3317 6879/ 6540 - acs@mte.gov.br