Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Ministro pede participação de senadores na execução do ProJovem

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Lupi debate as políticas voltadas para capacitação de jovens

Foto: Renato Alves

Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais

Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante

audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais

 

Brasília, 14/05/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, convidou os senadores a participarem da execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), do Governo Federal, que envolve estados, municípios e iniciativa privada na promoção da escolaridade e de cursos de qualificação  para pessoas de 18 a 29 anos provenientes de família de baixa renda.  "Quem puder nos ajudar a acompanhar o programa e checar se ele está de fato funcionando será muito importante para o Ministério", disse o ministro.

Lupi participou de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, nesta quarta-feira (14). No encontro foram discutidas políticas voltadas para capacitação profissional de jovens e a inserção deles no mercado de trabalho.

Programa unificado de juventude, o ProJovem tem quatro modalidades: ProJovem Adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. Cada uma delas é de responsabilidade de um órgão do Governo Federal. O gerenciamento da última modalidade cabe aos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação.

Podem participar desse último segmento jovens desempregados, entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de família com renda per capita de até meio salário mínimo.  Eles receberão um auxílio mensal de R$ 100 por seis meses, mediante comprovação de freqüência. Os cursos serão de 350 horas/aula.

O ministro assegurou que muitos dos parlamentares irão se surpreender com os expressivos resultados do programa. "O ProJovem tem mudado a vida de muita gente. Nosso objetivo é dar cidadania para quem enfrenta muitas dificuldades financeiras", afirmou.

O ministro voltou a declarar que a qualificação é o diferencial em um mercado de trabalho cada vez mais aberto para profissionais especializados. Prova disso, destacou ele, consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE. No ano passado, houve a geração de 1,6 milhão de empregos formais, um desempenho recorde na série histórica do levantamento. Nos três primeiros meses deste ano, o número de trabalhadores com carteira assinada foi ampliado para 554 mil, resultado 40% superior ao mesmo período de 2007.   "Isso demonstra que o mercado tem absorvido bem a mão-de-obra local",  salientou.

Lupi foi elogiado pelo seu empenho à frente do MTE, especialmente por enfatizar a importância da qualificação profissional de cidadãos com poucos recursos. "Parabéns pela sua exposição consistente, firme e cheia de otimismo", disse o senador Cristovam Buarque. "O senhor está dinamizando o Ministério e desenvolvendo uma política de Estado", declarou o senador Papaléo Paes.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas