Parlamentares vieram conhecer as políticas públicas de emprego do MTE
Foto: Divulgação
Ministro Carlos Lupi recebe parlamentares britânicos
Brasília, 03/02/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta quarta-feira (3), em Brasília, uma visita de cortesia de parlamentares britânicos em visita oficial ao Brasil. A delegação veio conhecer as políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), especialmente as ações direcionadas a jovens carentes e mulheres.
O ministro apresentou aos deputados um rápido panorama do mercado de trabalho brasileiro, destacando o aumento real de 54% do salário mínimo nos últimos sete anos. Lupi defendeu a importância dos programas Bolsa Família e ProJovem Trabalhador e ressaltou que o grande desafio do país é ampliar a formação de técnicos.
"A cultura do diploma trouxe para o nosso mercado de trabalho um paradoxo: temos milhões de médicos e advogados, mas faltam eletricistas e mestres de obra", disse Lupi, acrescentando que a ampliação das escolas técnicas tem sido uma prioridade do Governo.
O ministro explicou ainda que, mesmo em meio à crise, o país criou no ano passado 995.110 novos empregos formais e, desde 2003, mais de 8 milhões de postos com registro em carteira. Segundo ele, a exigência da garantia do emprego teve grande impacto sobre o resultado.
"Passamos a exigir que as empresas financiadas com dinheiro público mantivessem seus postos de trabalho, ou então abrissem mais vagas. Essa associação entre o crédito e garantia do emprego foi um grande avanço", opinou.
Durante o encontro, os parlamentares também perguntaram sobre a situação da mulher no mercado de trabalho. Em 2008, segundo a Rais, o crescimento do emprego feminino foi de 5,50%, equivalente à inserção de 845,6 mil mulheres no mercado de trabalho formal; já o emprego masculino foi de 4,44%, equivalente a 988,5 mil trabalhadores assalariados.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br