Denúncias de golpe no Seguro Desemprego são monitoradas desde 2008. Como prevenção, órgão altera forma de acesso ao programa do benefício
Brasília, 05/02/2010 - Sobre a Operação Bismarck desencadeada nesta sexta-feira (05) pela Polícia Federal (PF) para combater fraudes no Seguro Desemprego, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já vem participando dessa investigação desde 2008. Técnicos da Agência de Pesquisas Estratégicas do MTE colheram dados acerca das denúncias de golpes desde então e subsidiaram a PF com essas informações.
Como primeira medida, baseado nos fatos já apurados, o Ministério do Trabalho e Emprego alterou a forma de acesso a informações sobre a liberação de parcelas de pagamento do Seguro Desemprego, visando dificultar a ação de fraudadores sem, contudo, dificultar o acesso do trabalhador ao seu benefício.
O programa possui um complexo sistema de cruzamento de dados com diversas fontes de informações visando garantir a confiabilidade e controle na concessão do Seguro Desemprego. Nos próximos dias os técnicos terão um encontro com o delegado que preside o inquérito, no Mato Grosso, para trocarem mais informações e verificar se servidores estão envolvidos no esquema.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br