Fóruns estaduais de aprendizagem profissional e Comitê do Trabalho Decente estão na agenda ministerial
Foto: Renato Alves
Atletas da cidadania
Atletas da cidadania
Brasília, 25/06/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta quinta-feira (26) os ex-atletas Raí e Ana Moser, diretores da Organização Não Governamental Atletas pela Cidadania, para conversa sobre as ações de incentivo ao cumprimento da Lei da Aprendizagem no Brasil.
A organização integrará o Comitê Executivo do Trabalho Decente, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para ampliação da pauta no Plano Nacional do Trabalho Decente, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a 98ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra.
Fóruns Estaduais em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão sendo planejados, a exemplo do que foi realizado no Ceará na última semana. "Vamos nos preparar para fazer lançamento regional em cada estado, reunindo as superintendências regionais, grupos de fiscalização e entidades participantes", comentou Lupi.
Raí comentou o trabalho desenvolvido pela ONG Atletas pela Cidadania. "Atualmente nós atuamos de forma mais mobilizadora, agregando as empresas", explicou.
Segundo o auditor Fiscal do Trabalho, Helder Cordeiro da Conceição, as ações de fiscalização pela contratação de aprendizes são apenas prioridade na pauta da Secretaria de Inspeção do Trabalho, e está inclusa no Plano Plurianual. "De janeiro a maio de 2008 mais de 21 mil jovens haviam sido incluídos no mercado de trabalho mediante ação fiscal. Este ano, esse número ultrapassou os 25 mil".
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br