A ação é focada no auxílio a crianças e jovens em situação de exploração sexual
Teresina, 09/10/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI) firmou este mês parceira com o Projeto Viravida para atuar como facilitadora no processo da inserção de jovens no mercado de trabalho. A ação é focada no auxílio a crianças e jovens em situação de exploração sexual. Desde 2005 a SRTE/PI integra o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente.
Em Teresina, há cursos voltados às áreas de administração, imagem pessoal e moda, e incluem Formação Profissional, Educação Básica e Empreendedorismo. Em 2010 o projeto deve atender cerca de 100 jovens.
Em sua experiência piloto, o Viravida atende 400 alunos nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Belém os quais, com acesso à informação e à qualificação profissional, novas oportunidades surgem na vida desses jovens e adolescentes, reduzindo o espaço de ação dos aliciadores.
Viravida - Iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, que conta com o apoio do Sistema S (Sesc/Sesi/Senai/Senac/Sebrae) e de ampla parceria entre instituições filantrópicas, organizações não-governamentais e em empresas públicas e privadas, o Viravida oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho a jovens que vivem sob servidão sexual.
Ações do MTE - Parte das Políticas de Juventudes implementadas pelo MTE, o Projovem Trabalhador prepara jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
Saiba sobre as Políticas de Juventude do MTE.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br