Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE monta grupo para estudar qualificação no setor sucroalcooleiro

Comissão vai estudar aplicação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para garantir a expansão do segmento

Foto: ISABELLA DE

Audiência

Ministro Carlos Lupi recebe representantes do setor

sucro-alcooleiro

 

Brasília, 12/09/2007 - O ministério do Trabalho e Emprego planeja criar no próximo mês um grupo de trabalho para estudar o investimento de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) em cursos de qualificação voltados para o setor sucroalcooleiro.

A proposta foi anunciada nesta quarta-feira (12) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante audiência com empresários do setor, em Brasília. A intenção é capacitar tecnicamente o trabalhador rural com programas governamentais, aproveitando a expansão do segmento para fortalecer a geração de empregos formais.

"A bioeletricidade fornece uma energia renovável, barata e o Brasil se projeta como líder mundial nesta área. Precisamos nos preparar, e a qualificação é fundamental", afirmou o ministro.

Segundo representantes do segmento, só a área de bioeletricidade pode gerar 47 mil novos postos de emprego nos próximo seis anos, desde que haja mão-de-obra qualificada.

De acordo com um estudo apresentado pelos empresários, o segmento sucroalcooleiro deve crescer cerca de 50% nos próximos seis anos. O mesmo trabalho aponta que, somente com o bagaço da cana-de-açúcar, o país pode gerar cerca de 1000 MW/ano em energia, com potencial para atingir a produção da Usina de Itaipu.

Participaram da reunião representantes do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás (Sifaeg), do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar/AL), da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única) e do Fórum Sucro-alcooleiro, além de deputados federais.

Semestre - Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o cultivo da cana-de-açúcar foi a atividade agropecuária que mais se destacou na geração de postos com carteira assinada neste primeiro semestre. O segmento fechou o período com um saldo de 117,2 mil vagas, mais da metade do total de 238 mil postos de trabalho formais que garantiram o desempenho recorde da agropecuária.

O recorde anterior havia sido alcançado em 2004, quando o segmento fechou os seis primeiros meses daquele ano com um saldo de 216 mil empregos formais.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas