Feira de negócios reúne as maiores empresas dos setores agropecuário e agroindustrial em Esteio, no interior do estado
Esteio, 02/08/2015 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) participa até 6 de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul, da 38ª Expointer, feira de negócios que reúne as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Com um estande localizado no pavilhão internacional, o MTE apresenta para um público de mais de 800 mil pessoas as políticas de proteção e desenvolvimento social, com destaque para o Plano Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados (Planatre), Trabalho Decente e a economia solidária.
Promovido pelo Governo do Estado, o evento, que é considerado um dos maiores do gênero no mundo, reúne centenas de empresas na exposição das mais modernas máquinas e dos destaques da genética a partir das raças de maior destaque criadas no Estado. O público tem a oportunidade de participar, ao longo dos dias, de seminários e workshops voltados ao manejo no campo, além de palestras e audiências públicas de interesse do setor agropecuário.
Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Flavio Zacher, a feira estimula o fortalecimento da agricultura nacional e a produção de novas riquezas para o país. "O setor agrícola segue como o principal gerador de empregos no Brasil, conforme constatou o Caged dos últimos meses. Isso ratifica a importância para a manutenção do protagonismo do Brasil perante o mercado mundial de alimentos, máquinas e insumos", explicou o superintendente, que estava acompanhado do assessor do ministro, Luizinho Martins.
No último mês de julho, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, lançou oficialmente o Planatre, que oferece qualificação profissional e escolar, combate a informalidade e promove ações de segurança, saúde e assistência social para essa população. Com isso, o Plano busca o fortalecimento dos direitos sociais e a proteção dos trabalhadores rurais empregados a partir do Decreto nº 7.943, assinado em março de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff. Essa medida instituiu ainda a Comissão Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados, uma instância bipartite, composta por representantes do governo e da sociedade civil, com o objetivo de gerir a política pública para a categoria. O Comitê Executivo é coordenado pelo MTE.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537