O órgão executivo da OIT se encontra em Genebra com o objetivo de tomar decisões sobre a política e administração da Organização. Representantes do Brasil apresentaram a experiência do país no combate ao trabalho infantil
Brasília, 11/03/2008 - Representantes da área Internacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão em Genebra para a 311° Reunião do Conselho Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Participam do encontro - que começou no sábado (8) e vai até o dia 21 - o assessor especial para Assuntos Internacionais do MTE, Mário Barbosa, e o coordenador de Assuntos Internacionais, Sérgio Paixão.
Na segunda-feira (10), aconteceu a reunião da Subcomissão de Construções, presidida pelo Brasil, com objetivo de apreciar proposta sobre o orçamento e a origem dos recursos para financiar a reforma do edifício da sede da OIT, em Genebra. No mesmo dia, foi realizada uma sessão que apresentou os avanços da Ação do Programa Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC), tendo como base o documento da OIT com as ações e prioridades futuras, publicado no mês de fevereiro.
Brasil - O embaixador Clodoaldo Hungueney, chefe da Missão Brasileira em Genebra, discursou em nome da delegação do Brasil. Segundo o assessor especial para Assuntos Internacionais do MTE, Mário Barbosa, foi enfatizado, durante apresentação, que o país mantém ações efetivas contra o trabalho infantil, e que o tema constitui uma das prioridades da Agenda Nacional do Trabalho Decente.
Também foi ressaltado o papel do diálogo social na luta contra esse flagelo e a posição do Brasil, que passou à condição de país doador de recursos e de cooperação técnica para projetos de combate ao trabalho infantil em países da África e Haiti.
Pela tarde, a Comissão de Emprego e Política Social fez uma apresentação sobre as estratégias de emprego no Vietnã, mostrando que o país tem forte presença de trabalhadores migrantes em sua economia e que não gozam de proteção adequada. "Além desse problema, os membros trabalhadores manifestaram a importância de que aquele país respeite os princípios e direitos fundamentais no trabalho", informou Barbosa.
Encontro - O Conselho de Administração é o órgão executivo da OIT, que se reúne três vezes ao ano (março, junho e novembro) para tomar decisões sobre a política e administração da Organização.
Para este encontro, está prevista a escolha dos temas da Conferência de 2010, o acompanhamento dos resultados da execução do orçamento no biênio 2006-2007 e o estabelecimento dos critérios para eleição do Diretor Geral, em março de 2009. Também está previsto uma discussão, levantada pelo grupo de países africanos, para reformular a composição do Conselho de Administração, demandando a inclusão de um país daquela região como membro permanente.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6430 acs@mte.gov.br