Consórcio Social da Juventude beneficia jovens entre 16 e 24 anos provenientes de famílias com renda per capita de meio salário mínimo
Brasília, 10/12/2007 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro Integrado e Apoio Profissional (CIAP) realizam nesta segunda-feira (10), em Londrina (PR), a partir das 16h, audiência pública para implementação do Consórcio Social da Juventude no estado em 2008. A parceria tem como meta capacitar, por meio de cursos profissionalizantes, 1.300 jovens de baixa renda e que têm grande dificuldade para ingressar no mercado de trabalho.
A audiência será realizada na Avenida Duque de Caxias nº. 1.290, Jardim Nova Londres. O coordenador-geral de Parcerias Empresariais do MTE, Sidnei Butka, e o delegado regional do Trabalho no Parará, João Graça, estarão presentes, além de entidades interessadas em participar como executoras do programa.
"O projeto deve promover a inserção social, combatendo a discriminação racial, de gênero, e social, além do desemprego entre jovens com idade de 16 e 24 anos, com renda per capita de até ½ salário mínimo", destaca o delegado do Trabalho, João Graça.
O Consórcio tem como objetivo oferecer aos jovens participantes oficinas profissionalizantes, aulas de educação básica, cidadania e inclusão digital. A grade curricular proporciona aos estudantes formação profissional de acordo com a necessidade de trabalho da região; capacitação em ocupações alternativas e geradoras de renda, despertando o espírito empreendedor dos participantes; a elevação da auto-estima e o incentivo à participação cidadã na vida social e econômica do país.
ProJovem - A partir do próximo ano, o Consórcio Social da Juventude estará inserido no novo ProJovem, lançado recentemente pelo Governo Federal. Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.
O ProJovem Trabalhador, do MTE, vai unificar o Consórcio Social da Juventude e o Juventude Cidadã, ampliando a faixa etária para jovens entre 18 e 29 anos. Atualmente, estas ações prestam assistência a jovens de 16 a 24 anos.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da DRT/PR
(61) 3317-6203/ 6540 acs@mte.gov.br