Audiência pública para implementar o Consórcio Social da Juventude no estado aconteceu nesta sexta-feira, em Brusque
Brasília, 07/12/2007 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou nesta sexta-feira (7), em Brusque (SC), audiência pública para implementar, no próximo ano, o Consórcio Social da Juventude na região. A meta é capacitar em cursos profissionalizantes cerca de quatro mil jovens carentes e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
O projeto irá beneficiar 28 municípios das regiões oeste, sul e norte do estado e os jovens serão qualificados em cursos de telemarketing, corte e costura, comércio e vendas, turismo e hotelaria. A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Itajaí (ADR Vale) será a entidade parceira do MTE no programa.
A audiência aconteceu no auditório do Senac, em Brusque, e contou com a participação de técnicos do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude (DPJ), do MTE, Delegacia Regional de Trabalho em Santa Catarina (DRT/SC) e Secretaria de Estado de Assistência Social, entre outros.
ProJovem - A partir do próximo ano, o Consórcio Social da Juventude estará inserido no novo ProJovem, lançado recentemente pelo Governo Federal.
Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.
O ProJovem Trabalhador, do MTE, vai unificar o Consórcio Social da Juventude e o Juventude Cidadã, ampliando a faixa etária para jovens entre 18 e 29 anos. Atualmente, estas ações prestam assistência a jovens de 16 a 24 anos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/ 6540 acs@mte.gov.br