Curso de 200 horas irá capacitar pedreiros, armadores, carpinteiros e soldadores para atuar no setor
Recife, 22/10/2007 - Cerca de 2 mil trabalhadores da Construção Industrial participam nesta segunda-feira (22), da aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do setor de Petróleo e Gás em Recife (PE). O curso vai capacitar 240 pedreiros, 820 armadores, 800 carpinteiros e 80 soldadores, que serão aproveitados no estaleiro Atlântico Sul, atualmente em obras. A conclusão do curso está prevista para janeiro do próximo ano.
"Pernambuco e o Nordeste de forma geral vêm registrando excelentes dados na geração de emprego formal, mas ainda existe uma grande demanda por mão-de-obra qualificada, com milhares de vagas que não têm trabalhadores para ocupá-las. Precisamos investir na capacitação, pois esta demanda já está crescendo com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal", avalia o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
A carga horária total do curso de capacitação é de 200 horas/aula, dividida em quatro módulos: reforço na escolaridade; Língua Portuguesa; Matemática e Lógica; Saúde, segurança e meio Ambiente. Em seguida, os estudantes aprendem os conteúdos específicos e práticos para cada curso.
O programa foi elaborado de acordo com as necessidades de formação profissional para o setor, com o objetivo de evitar a contratação de trabalhadores de outros centros. O curso terá início com a formação das 20 primeiras turmas na cidade de Ipojuca, e estão previstas ainda para este mês outras 14 classes, no município de Cabo de Santo Augustinho. Cada turma é formada por 20 alunos, com quatro horas diárias de aula, durante nove meses de curso.
Além de representantes da Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco (DRT/PE), das prefeituras de Ipojuca e Cabo e da Agência do Trabalho/PE, o Planseq conta ainda com representantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras e das empresas do Consórcio Tatuoca e Estaleiro Atlântico Sul.
Balanço - Desde 2005, quando foram implantados pelo Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), do MTE, o Planseq já atingiu 70 mil trabalhadores em todo o país. O plano no setor de Petróleo e Gás Natural já foi implantado no Rio de Janeiro e na Bahia.
Os Planseqs promovem também a integração das políticas de qualificação às políticas de intermediação de mão-de-obra, pois priorizam a qualificação de pessoas inscritas no SINE e prevêem, ao final do curso, o encaminhamento dos trabalhadores atendidos ao processo de seleção das empresas parceiras.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da DRT/PE
(61) 3317-6879 / 3317-6540
Arquivos Relacionados:
Para ouvir esta notícia clique aqui - Audio