Reunião visa planejamento, produção e difusão de informações, análises e propostas de ação, com a missão de assessorar gestores de políticas públicas e subsidiar instituições com dados sobre o mundo do trabalho na região
Brasília, 10/11/2009 - A 'II Reunião do Observatório do Mercado de Trabalho do Mercosul' foi realizada na última semana, no Uruguai. O observatório é um instrumento de pesquisa e planejamento que objetiva produzir e difundir informações, análises e propostas de ação, assessorando gestores de políticas públicas e subsidiando instituições. A primeira reunião aconteceu em maio deste ano, no Paraguai.
Clique aqui e saiba mais sobre o Observatório.
Participaram da reunião representantes do Brasil, Argentina e Uruguai. A coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho do Brasil, Adriana Giubertti, representou o país no evento. Na reunião foi discutido o regimento interno do Observatório, no qual constam composição, atribuições e responsabilidades, das reuniões.
Ainda na reunião foi aprovado o 'I Informe sobre Seguimento das Conseqüências da Crise Financeira Internacional sobre Emprego nos Países do Mercosul', uma compilação dos informes dos países membros, com análise das conseqüências da crise e as políticas adotadas em cada país.
Foi discutida também a aprovação do Informe nº 5, uma publicação sobre mercado de trabalho. Outro ponto abordado foi a reestruturação do site. A Argentina se comprometeu em apresentar em 30 dias uma sugestão de nova estrutura.
"A consolidação do Observatório é fundamental, pois cada vez mais cresce a importância de se investir em pesquisas comuns nos países membros, principalmente quando o desafio é criar políticas comuns que gerem emprego, trabalho e renda no âmbito do bloco", disse Adriana Giubertti.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br