Mais de cem empreendimentos solidários da capital e duzentos de todas as regiões de Tocantins participarão da II Feira Estadual e do I Ciclo de Estudos de Economia Solidária, entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Palmas
Mais de cem empreendimentos solidários da capital e duzentos de todas as regiões de Tocantins participarão da II Feira Estadual e do I Ciclo de Estudos de Economia Solidária, entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Palmas. O evento é uma realização do Fórum Tocantinense de Economia Solidária (FTES), com o apoio do da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que desde novembro está realizando feiras em vários estados.
Eventos como esse tem a finalidade de divulgar e incentivar atividades que contemplam os valores da Economia Solidária como: democracia, cooperação, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano. Nestas atividades os trabalhadores se organizam em associações, cooperativas, grupos de produção, dentre outros, para juntos comercializarem seus produtos dividindo os ganhos coletivamente.
Vários tipos de artesanatos, como biojóias e capim dourado, além de mel, doces caseiros, dentro outros produtos dos empreendimentos solidários, estarão expostos na Praça dos Girassóis nos dias 15 e 16, das 14 às 22 horas. A estimativa da organização é que mais de 20 mil pessoas visitem a feira, que acontecerá simultânea a II Feira do Natal Dourado.
A abertura do evento será na quinta-feira, no Auditório da Assembléia Legislativa, com a palestra "Que desenvolvimento queremos?", do cientista político João Roberto Lopes. Já o Ciclo de Estudos, com a realização de oficinas sobres temas como Sistema Brasileiro de Comércio Justo, clubes de troca, segurança alimentar, dentre outros, estará acontecendo no Colégio Marista de Palmas, na sexta-feira e no sábado (15 e 16), durante o período da manhã. As inscrições para o Ciclo de Estudos estão abertas e podem ser feitas através do site da Universidade Federal do Tocantins, no www.uft.edu.br.
As atividades culturais ficarão por conta de grupos de teatro, cantores da terra, como o "Tambores do Tocatins", e a etnia indígena Xerente, que farão apresentações no decorrer do evento. Alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins também darão a sua contribuição através do projeto "Radiola", que funcionará como uma espécie de rádio comunitária, divulgando notícias do evento.
A feira conta ainda com o patrocínio do Governo Federal, Delegacia Regional do Trabalho no Tocantins, Instituto Marista de Solidariedade, Governo do Estado do Tocantins, através das Secretaria Estadual de Ação Social e de Agricultura, Prefeitura Municipal de Palmas, Instituto Marista de Solidariedade, Sebrae, e a parceria do Fórum Brasileiro de Economia Solidaria, Universidade Federal do Tocantins, Caixa Econômica Federal e Banco do Povo.
PROGRAMAÇÃO
Dia 14
Abertura
Local: Auditório da Assembléia Legislativa
Horários:
20h - Teatro "A Barraca"
20:30h - Tambores do Tocantins
21:15h - Palestra: "QUE DESENVOLVIMENTO QUEREMOS"
Palestrante: João Roberto Lopes - Cientista Político - Ibase-RJ.
22:15 - Encerramento
Dia 15 - ATIVIDADES NO COLÉGIO MARISTA
8:00 às 9:00h - Atividades no Auditório
das 9:00 às 13h
Sala 01 - Sistema Brasileiro de Comércio Justo e Solidário - Faces do Brasil/RJ
Sala 02 - Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária - Ibase/RJ
Sala 03 - Clube de Trocas com ou sem moeda social - Joyce - IMS/Brasília
Sala 04 - Novo Cooperativismo e Associativismo - Unicafes/TO
DIA 16 - ATIVIDADES NO COLÉGIO MARISTA
8:00 às 9:00h - Atividades no Auditório
das 9:00 às 13h
Sala 01 - Incubação de Empreendimentos Solidários - NESol/UFT
Sala 02 - Etnodesenvolvimento e Economia Solidária - PPDLES/Fubra-Brasilia
Sala 03 - Segurança Alimentar e Nutricional - Provida/Comsea Palmas
Sala 04 - Captação de recursos - noções gerais - DHES/Palmas.
II FEIRA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E DO NATAL DOURADO e atividades culturais - Praça dos Girassóis
Dia 15 - das 14 às 22h
19:00h - Apresentação Indígena
19:30h - Késia Carvalho
20:00h - Apresentação da Feira às autoridades
20:30h - Rodrigo e Rangel
21:30h - Forró pé de Serra com Zé Lourinho
Dia 16 - das 14 às 22h
20:00h - Grupo Madrigal
21:00h - Banda Fogo de Palha
Dia 17 - das 8:00 às 13h
Assessoria de Comunicação da DRT/TO
Fones: (63) 3218-6021/ 8414-023