Terceiro melhor resultado da série histórica do Caged, em termos absolutos, corresponde um aumento 1,14% em relação a maio
Brasília, 16/07/2009 - O Piauí gerou em junho 2.236 novos empregos formais. O resultado ficou 1,14% acima do estoque do mês passado. Em termos absolutos, foi o terceiro melhor resultado da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), iniciada em 1992.
No primeiro semestre deste ano o número de empregos formais no estado do Piauí cresceu em mais 2.846 novos postos ou elevação de 1,45%. O resultado coloca a Terra da Cajuína entre os 11 estados da federação que mais geraram empregos, no período.
No últimos doze meses o desempenho do estado peauiense também foi positivo: o nível de emprego resceu 4,02%, o que significa 7.702 postos formais a mais. Em termos relativos o resultado foi o segundop melhor da Região Nordeste, para o período.
Setores - A indústria de Transformação saiu na frente em junho e gerou 1.074 vagas celetistas em junho. Vale ressaltar a Construção Civil que gerou mais 648 novas vagas e os Serviços que geraram mais 358 novas oportunidades de emprego.
Municípios - União foi líder absoluto entre os municípios piauienses com mais de 30 mil habitantes, em juunho, ao gerar 1.319 novas vagas com carteira assinada. A capital, Teresina também se destacou com mais 594 empregos novos.
Dados Nacionais - O Brasil gerou 119.495 novas oportunidade de emprego, em junho, elevação de 0,37% em relação ao estoque do mês de maio. O saldo do semestre também foi positivo com a acumulação de 299.506 novas vagas com carteira assinada, no período de janeiro a junho deste ano, representando um crescimento de 0,94%, se compararmos com dezembro de 2008. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados esta manhã pelo ministro Carlos Lupi.
"Posso afirmar que todos os indicativos avaliados apontam para o crescimento de todos os setores no segundo semestre, quando teremos uma retomada mais intensa do número de contratações. E, assim, alcançaremos mais de um milhão de novos postos de trabalho até o fim deste ano", disse Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br