Senaes e Fórum Goiano de Economia Solidária promovem evento que começa esta quinta-feira (19)
Goiânia, 18/11/2009 - O município de Porangatu, no norte goiano, a 435 quilômetros da capital, vai sediar a partir desta quinta-feira (19) a I Feira Microrregional em Rede de Economia Solidária da Microrregião de Porangatu e Vale do Araguaia. A Feira, que prossegue até sábado, é uma realização da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) e do Fórum Goiano de Economia Solidária.
O evento em Porangatu vai reunir empreendedores solidários de 21 municípios da região, que vão comercializar artesanato, comidas típicas, plantas medicinais e outros produtos. A programação do evento inclui atividades culturais e seminários, que serão conduzidos por técnicos do Sebrae, da Senaes e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A Feira de Porangatu integra o Projeto de Feiras Microrregionais programado pela Senaes, para Goiás, neste semestre, e iniciado no município de Pirenópolis (região do Entorno de Brasília), cuja feira foi realizada de 06 a 11 de novembro, e que se concluirá com a Feira Microrregional de Iporá (cidade do Centro do Estado). A programação se conclui dia 15 de dezembro, quando tem início a Feira Estadual, que será realizada em Goiânia.
Números - De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES), existem no estado de Goiás 736 empreendimentos solidários. Em todo o país existem 21.859.
Economia Solidária - É um modelo de produção e comercialização de mercadorias sem exploração de mão-de-obra, sem visão de lucro e sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br