Renato Alves
Projeto qualifica bolivianos em São Paulo
Grupo de trabalhadores egressos do trabalho escravo recebe diploma de empreendedores
Brasília, 18/12/2013 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou, hoje (19), da cerimônia de diplomação da primeira turma de trabalhadores bolivianos empreendedores do setor têxtil. O evento ocorreu na sede da Superintendência do Trabalho e Emprego, em São Paulo.
O curso – que ofereceu noções básicas de empreendedorismo, legislação trabalhista brasileira, organização da produção, entre outros – teve o objetivo de qualificar oficineiros e costureiros bolivianos resgatados em operações de combate ao trabalho escravo por auditores fiscais do trabalho no estado. “Temos que ter o trabalho decente não apenas como uma linha de ação do Ministério do Trabalho, mas como uma linha de defesa da nação. Afinal, somos uma potência e precisamos nos integrar cada vez mais com nossos irmãos da América Latina”, afirmou Dias.
Também presente ao evento, o superintendente do Trabalho e Emprego em São Paulo, Luiz Antonio Medeiros, destacou a importância do projeto piloto desenvolvido pela SRTE/SP para a qualificação de trabalhadores oriundos de países do Mercosul. “Agradecemos aqui aos parceiros do projeto e temos a certeza de que este foi um marco para darmos oportunidade de qualificação aos trabalhadores resgatados nas ações contra o trabalho degradante”, afirmou Medeiros. Entre os parceiros, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação da Indústria Têxtil (ABIT), apoiada pelo Consulado da Bolívia.
Ascom MTE
(61) 2031-6537 // 2430