MTE e prefeitura firmam parceria para a realização dos cursos profissionalizantes; expectativa é de que 30% dos alunos que finalizarem o programa ingressem no mercado de trabalho
Brasília, 03/09/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta sexta-feira (3), em Timóteo (MG), da aula inaugural do ProJovem Trabalhador - modalidade Juventude Cidadã, que vai capacitar 2 mil jovens do município.
Resultado de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a prefeitura, foram destinados recursos de R$ 3,1 milhões para implementação do projeto e auxilio financeiro aos jovens participantes.
Com duração de 350 horas, o Projovem Trabalhador tem como característica oferecer qualificação profissional em áreas onde existe demanda por mão-de-obra capacitada. Cada aluno vai receber uma bolsa auxílio de R$ 100, durante seis meses, mediante comprovação de 75% de freqüência nos cursos.
Foram contemplados com o Programa jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e que freqüentam ou já concluíram o ensino fundamental ou médio. A perspectiva é de que 30% dos formandos sejam inseridos no mercado de trabalho paraibano.
Projovem Trabalhador - Nas modalidades Juventude Cidadã e Consórcio Social da Juventude, o programa do MTE prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br