Ministro Lupi abre os trabalhos no segundo dia do encontro destacando geração de empregos no Brasil. MTE apresenta temas sobre indicadores de mercado de trabalho e economia informal e cooperação em qualificação e geração de emprego e renda
Foto: Renato Alves
Ministro Carlos Lupi falou sobre as conquistas dos
trabalhadores brasileiros nos últimos anos, como o
aumento real do salário mínimo
Brasília, 23/02/2010 - Com o tema sobre a Cooperação Sul-Sul, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, abriu nesta terça-feira a X Reunião de Ministros de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em seu discurso, o ministro Lupi mencionou as conquistas trabalhistas, entre elas, o ganho real do salário mínimo e a geração de emprego com registro em carteira.
O ministro também ressaltou a importância da ajuda mútua entre os países para que os objetivos possam ser alcançados. "Temos uma dívida histórica com os outros e temos que avançar", destacou.
A diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, e o representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Márcio Correia, também participaram do evento, em Fortaleza.
Ainda pela manhã foram realizadas reuniões dos Grupos de Trabalho, quando técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentaram temas sobre indicadores de mercado de trabalho e economia informal, e a cooperação nos domínios da qualificação e do emprego.
Entre os temas a serem debatidos no evento estão os impactos da crise mundial no mundo do trabalho e na previdência social; a cooperação nos setores da qualificação e do emprego; os indicadores de mercado de trabalho e economia informal, e a cooperação Sul-Sul. Estão previstas ainda visitas técnicas a projetos sociais.
Para mais informações sobre a X Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais e sobre a CPLP acesse www.mte.gov.br/cplp.
Reunião de Ministros da CPLP - Pela segunda vez realizado no Brasil - a primeira ocorreu em 2001, no Rio de Janeiro -, o evento é organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Previdência Social. A escolha do país como sede para os debates sobre seguridade social e trabalho ressalta o importante papel do governo brasileiro na condução do processo de cooperação entre as nações da CPLP.
CPLP - É uma comissão de nações criada em 17 de julho de 1996. A Conferência de Chefes de Estado e/ou de Governo é o órgão máximo do grupo. As Reuniões Ministeriais Setoriais são constituídas pelos ministros e secretários de Estado dos diferentes setores governamentais de todos os Estados-membros. Compete às Reuniões Ministeriais coordenar ações de cooperação nas respectivas áreas.
Na área de "Trabalho e Solidariedade Social", as reuniões, a partir de 2000, aconteceram em Lisboa, Rio de Janeiro, Maputo (Moçambique), Luanda (Angola), Cidade da Praia (Cabo Verde), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Bissau (Guiné-Bissau), Díli (Timor Leste) e Óbidos (Portugal).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 6879 / 6540 - acs@mte.gov.br