Encontro ressalta a importância de gênero com ênfase na promoção das iniciativas empresariais de mulheres nos programas de trabalho decente
Brasília, 12/03/2008 - O trabalho decente foi um dos temas debatidos nesta terça-feira (11), em Genebra, durante a 311ª Reunião do Conselho Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego, Mário Barbosa, e o coordenador de Assuntos Internacionais, Sérgio Paixão, participaram do segundo dia do evento e das reuniões da Comissão Social de Emprego e Política Social e da Comissão de Cooperação Técnica.
"Em relação aos temas do emprego e política social foram debatidos os resultados recentes do processo de implementação do Programa Global de Emprego da OIT. A avaliação é de que, após uma fase inicial de experiências-piloto, os Programas de Trabalho Decente por País vêm progressivamente ocupando uma posição de maior centralidade nas iniciativas de luta contra a pobreza em diversos países", informou Barbosa.
Durante o encontro, foram apresentadas as experiências de países pobres como Tanzânia, Mali, Burkina Faso, Zâmbia e Libéria, bem como destacadas estratégias regionais de redução da pobreza como uma nova característica dos programas de trabalho decente. Também foi ressaltada a importância da perspectiva de gênero, com ênfase na promoção das iniciativas empresariais de mulheres no âmbito dos programas de trabalho decente.
Cerca de 35 países já implementaram planos nacionais de trabalho decente em cooperação com a OIT, de acordo com as suas realidades e com ênfase nas estratégias de redução da pobreza.
Cooperação técnica - Já a Comissão de Cooperação Técnica do Conselho de Administração tratou de temas como associações público-privadas; atividades de cooperação técnica em matéria de segurança e saúde ocupacional; aspectos práticos do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC) e o processo de implementação do Acordo Tripartite pelo Direito de Associação e Democracia na Colômbia.
A delegação brasileira também deu início à preparação de projeto de Declaração a ser apresentado na reunião do Grupo de Países da América Latina e Caribe, ainda nesta semana.
Encontro - O Conselho de Administração é o órgão executivo da OIT, que se reúne três vezes ao ano (março, junho e novembro) para tomar decisões sobre a política e administração da Organização. O encontro teve inicio no sábado (8) e vai até o dia 21.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6430 acs@mte.gov.br