Brasília, 13/08/2007 - A cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, será pioneira no estado a ter um Centro Público da Economia Solidária. A intenção do projeto é incentivar as associações de economia solidária, de maneira a serem capacitados e requalificados em suas áreas de atuação para a geração de trabalho e renda. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inaugura o centro no próximo dia 22.
O Centro vai abordar três áreas de atuação. Design de moda: o local é equipado para confecção, modelagem industrial e acabamentos de roupas. Pedagogia: serão ministrados cursos em língua portuguesa e matemática, para melhorar o aproveitamento dos alunos durante os cursos de qualificação profissional. A terceira área é a de alimentação: o local conta com uma cozinha experimental para oficinas culinárias. Atualmente, algumas cooperativas estão em pleno desenvolvimento neste setor.
O projeto do Centro Público da Economia Solidária é uma parceria do MTE, com recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), com universidades e instituições que atuam na qualificação profissional.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6962/6540